Buscar

PERGUNTA 9 Entrevista de Magda Soares à revista Letra A, número 1, do CEALE. A matéria: “Retrospectiva: Nada é mais gratificante que alfabetizar”,...

PERGUNTA 9


  1. Entrevista de Magda Soares à revista Letra A, número 1, do CEALE. A matéria: “Retrospectiva: Nada é mais gratificante que alfabetizar”, em 2005.
  2. “Pergunta: Qual o prejuízo para a criança que aprende só pelo método fônico?
  3. Resposta: O mais adequado, pedagogicamente e até psicologicamente, é que a criança aprenda simultaneamente todas as competências e habilidades envolvidas na aquisição da língua escrita: aprenda a decodificar e codificar, isto é, aprenda as relações entre os ‘sons’ e as letras ou grafemas, ao mesmo tempo em que aprenda a compreender textos, a construir sentido para os textos, e ainda aprenda as funções da escrita, os diferentes gêneros de textos... Se o professor ensina sequencialmente, sistematicamente, as relações fonema/grafema, como faz o método fônico, a criança acaba, sim, aprendendo a escrever e a ler, como codificação e decodificação, mas, e a compreensão? a construção de sentido? o entendimento das funções da escrita, o envolvimento em práticas sociais de leitura e escrita? Isso fica adiado "para depois"; a criança aprende só a tecnologia da escrita, desligada de seus usos sociais, o que tira todo o sentido da tecnologia. Quando se reconhecem as várias facetas da escrita, não se pode aceitar que a criança aprenda com aquele tipo de texto ‘O bebê baba’, ‘Eva viu a uva’... textos que não circulam na sociedade, não fazem o menor sentido, não são um conto, uma poesia, uma parlenda, são artificialmente construídos com o único objetivo de ensinar a codificar e decodificar. Que conceito a criança constrói dos usos da língua escrita com textos como esses? A criança deve aprender a ler e a escrever interagindo com textos reais, com os diversos gêneros e portadores de texto que circulam na sociedade. Assim ela vai aprender não só as relações fonema/grafema, mas, simultaneamente, o sentido e função que tem a escrita.”

  4.  
  5. A partir da entrevista e segundo nossos estudos, podemos dizer que os defensores do método fônico:
  6. Seria fácil para o aprendiz segmentar as palavras orais em fonemas, pronunciando-os isoladamente.
  7. Aprender a “codificar” e “decodificar” palavras seria procedimento como um requisito para a aprendizagem bem-sucedida das relações letra-som.
  8. Os materiais didáticos desconsideram totalmente a perspectiva do letramento e submetem as crianças a textos surrealmente artificiais e limitados.
  9. Treinar a pronúncia, isolando os fonemas e decorando as letras equivalentes, e com isso seriam feitas as correspondências fonema-grafema.
  10. Está correta a alternativa:
  11. a.I e IV.
  12. b.III.
  13. c.I, II e IV.
  14. d.IV.
  15. e.II e IV.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) I, II e IV.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando