Logo Passei Direto
Buscar

Design

Outros
Dentro do campo do design, destaca-se o automóvel como produto emblemático na história dos objetos, evoluindo tanto como veículo de transporte como produto de consumo.

Nos anos de 1930, teriam se constituído na era dos automóveis criados para o transporte de massas, quando a comodidade no manejo do carro e seu perfeito funcionamento eram seus principais objetivos. A ideia de Adolf Hitler era que cada alemão teria um Volkswagen na sua garagem, seria um sonho. Ele “não parecia levar em conta considerações de mercado em relação aos desejos dos consumidores – mais subjetivos e talvez conceituais – e sim a simples satisfação de uma necessidade básica de transporte individual” (BRANDÃO, 2011, p. 43)

BRANDÃO, R. L. O automóvel no Brasil entre 1955 e 1961: a intervenção de ovos imaginários na Era JK. Dissertação (mestrado) Juiz de Fora: UFJF, 2011. Disponível em: . Acesso em: 18/01/2019.

Considere as assertivas a seguir.

I. Os automóveis são também bens de consumo e suas vendas estão diretamente ligadas à sua estética, história e seu nome, confirmando a relevância da relação entre o capitalismo e o design.
II. Durante a Segunda Guerra Mundial foi possível se obter grandes avanços na área do design devido à extensa escassez de materiais e mão de obra especializada.
III. Os automóveis são meios de transporte e o design atua apenas em sua fabricação, uma vez que as formas dos veículos influenciam nos aspectos de velocidade e consumo de combustível.
IV. Adolf Hitler sonhava que cada alemão teria um Volkswagen na sua garagem, porque ele queria implantar o consumismo na cultura alemã, a partir da compra de carros.
V. Hitler acreditava que havia mercado em relação aos desejos dos consumidores e por isso qualquer pessoa poderia ter um carro, com bom desempenho e design.


a. II, IV e V.
b. I, apenas.
c. I e II.
d. II, III e V.
e. I e III.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I. Os automóveis são também bens de consumo e suas vendas estão diretamente ligadas à sua estética, história e seu nome, confirmando a relevância da relação entre o capitalismo e o design. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a estética e a história dos automóveis influenciam suas vendas e a relação com o capitalismo é evidente. II. Durante a Segunda Guerra Mundial foi possível se obter grandes avanços na área do design devido à extensa escassez de materiais e mão de obra especializada. Falso, a escassez de materiais e mão de obra geralmente leva a limitações, não a avanços. Embora tenha havido inovações, a afirmação não é precisa. III. Os automóveis são meios de transporte e o design atua apenas em sua fabricação, uma vez que as formas dos veículos influenciam nos aspectos de velocidade e consumo de combustível. Falso, essa afirmativa é limitada, pois o design não atua apenas na fabricação, mas também em aspectos como ergonomia, segurança e estética. IV. Adolf Hitler sonhava que cada alemão teria um Volkswagen na sua garagem, porque ele queria implantar o consumismo na cultura alemã, a partir da compra de carros. Falso, a intenção de Hitler estava mais relacionada à ideia de mobilidade e transporte do que ao consumismo em si. V. Hitler acreditava que havia mercado em relação aos desejos dos consumidores e por isso qualquer pessoa poderia ter um carro, com bom desempenho e design. Falso, a afirmação não reflete a realidade, pois Hitler não considerava os desejos dos consumidores, mas sim a necessidade básica de transporte. Com base nas análises, a única assertiva verdadeira é a I. Portanto, a alternativa correta é: b) I, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra c) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
a. A proposição I é falsa e a proposição II é verdadeira.
b. As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
c. A proposição I é verdadeira e a proposição II é falsa.
d. As proposições I e II são falsas.
e. As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.


a. A proposição I é falsa e a proposição II é verdadeira.
b. As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
c. A proposição I é verdadeira e a proposição II é falsa.
d. As proposições I e II são falsas.
e. As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.

Nesse sentido, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.

( ) A associação do termo design às funções estético-formais refere-se à comunicação visual do produto, ou seja, à forma visual deste.
( ) As funções estético-formais do design referem-se aos elementos visuais, semânticos e simbólicos que caracterizarão as linhas do produto.
( ) Pode-se dizer que as funções estético-formais geram um conceito independente dos requisitos técnicos, definidos pelas metas do design.
( ) No Brasil, as atividades estético-formais assumiram conotações peculiares pelos códigos lingüísticos, diferente de outros países
( ) A associação das funções estético-formais com o design está condicionada às demais relações com outras áreas, no Brasil.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.


a. V, F, V, V, F.
b. V, F, F, V, V.
c. F, V, F, F, V.
d. V, V, F, F, F.
e. F, V, F, V, V.

Pensando no design para o futuro, assinale a alternativa correta sobre o uso de aplicativos.


a. Os aparelhos smartphones são os melhores para uso de aplicativos. Assim, são recomendados pelos designers para desenvolvimento de projetos.
b. As pessoas usam os aplicativos por diversão e por isso eles estão na moda. É uma atividade que demanda atuação do design social sem perspectivas futuras.
c. Como políticas públicas, os aplicativos resolvem questões sociais como: mobilidade, esporte, relacionamento, negócios, entretenimento e cidadania.
d. “Caminhos da Favela” é um aplicativo que busca resolver questões sociais de favelas da Argentina, mas não podem ser aplicados nas comunidades no Brasil.
e. Os aplicativos estão em processo de expansão atendendo a diversas áreas, como solução de problemas sociais com a participação do design.

Mais conteúdos dessa disciplina