Buscar

O manjericão (Ocimum basilicum L.) é empregado tanto na indústria culinária quanto na terapêutica e na medicina tradicional, devido ao teor e compo...

O manjericão (Ocimum basilicum L.) é empregado tanto na indústria culinária quanto na terapêutica e na medicina tradicional, devido ao teor e composição de seu óleo essencial. No entanto, o manjericão não pode ser conservado por longo período após a colheita e sua qualidade pode ser prejudicada. Foi realizado um estudo no Brasil para verificar se há alterações no teor e qualidade do óleo essencial de manjericão cultivado no Brasil, de acordo com o período de coleta e tempo de armazenamento. Amostras de manjericão foram coletadas em duas épocas distintas e os óleos analisados. Verificou-se, depois das análises, que a qualidade dos óleos essenciais não se alterou, apresentando os mesmos constituintes nos dois períodos. Os resultados do teor dos óleos essenciais são apresentados a seguir:
manjericão coletado em julho de 1999 - teores verificados de óleo essencial:
1º dia de armazenamento - 2,3g/kg;
3º dia de armazenamento - 2,0g/Kg;
6º dia de armazenamento - 1,9g/kg;
9º dia de armazenamento - 1,7g/kg

manjericão coletado em janeiro de 2000 - teores verificados de óleo essencial:
1º dia de armazenamento - 1,05g/kg;
3º dia de armazenamento - 0,9g/Kg;
6º dia de armazenamento - 0,7g/kg;
9º dia de armazenamento - 0,5g/kg
Com base na análise dos resultados apresentados acima, é possível afirmar corretamente que:


O teor de óleo essencial de manjericão não sofre influência da sazonalidade, e também não se altera no decorrer do tempo de armazenamento.
O teor de óleo essencial de manjericão sofre influência da sazonalidade, tendo um rendimento maior no período de maior temperatura e luminosidade e se altera com o tempo de armazenamento.
O teor de óleo essencial de manjericão sofre influência da sazonalidade, tendo um rendimento maior no período de menor temperatura e luminosidade e se altera com o tempo de armazenamento.
O teor de óleo essencial de manjericão não sofre influência da sazonalidade, tendo um rendimento semelhante, tanto no período de menor, quanto de maior temperatura e luminosidade.
O teor de óleo essencial de manjericão não sofre influência da sazonalidade, mas é alterado no decorrer do tempo de armazenamento.

Essa pergunta também está no material:

FARMACOBOTÂNICA
5 pág.

Anatomia Sistêmica Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nos resultados apresentados, é possível afirmar corretamente que o teor de óleo essencial de manjericão sofre influência da sazonalidade, tendo um rendimento maior no período de maior temperatura e luminosidade e se altera com o tempo de armazenamento. Portanto, a alternativa correta é: "O teor de óleo essencial de manjericão sofre influência da sazonalidade, tendo um rendimento maior no período de maior temperatura e luminosidade e se altera com o tempo de armazenamento."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais