Logo Passei Direto
Buscar
Considerando a imagem acima, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. ( ) Ao fechar os contatos normalmente abertos representados pelos itens na prática, no diagrama ladder, permite-se o acionamento.
II. ( ) Os contatos utilizados para os botões de comando que serão usados na prática conferem com a lógica de acionamento.
III. ( ) A ligação apresentada para acionamento do motor pode ser implementada da mesma forma mesmo sem a chave magnética.
IV. ( ) A bobina M, representada no programa do CLP, representa, no diagrama, o tipo desse motor elétrico utilizado.
a) V, F, F, V
b) F, V, V, F
c) V, V, F, F
d) F, F, V, V
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. ( ) Ao fechar os contatos normalmente abertos representados pelos itens na prática, no diagrama ladder, permite-se o acionamento. É verdadeira (V). Quando os contatos normalmente abertos são fechados, isso permite a passagem de corrente e, consequentemente, o acionamento do circuito. II. ( ) Os contatos utilizados para os botões de comando que serão usados na prática conferem com a lógica de acionamento. É verdadeira (V). Os contatos dos botões de comando devem estar de acordo com a lógica de acionamento para que o sistema funcione corretamente. III. ( ) A ligação apresentada para acionamento do motor pode ser implementada da mesma forma mesmo sem a chave magnética. É falsa (F). A chave magnética é um dispositivo de proteção e controle que é essencial para o acionamento seguro do motor, e sua ausência pode comprometer a operação. IV. ( ) A bobina M, representada no programa do CLP, representa, no diagrama, o tipo desse motor elétrico utilizado. É falsa (F). A bobina M geralmente representa a ativação de um motor, mas não necessariamente indica o tipo específico do motor elétrico utilizado. Portanto, a sequência correta é: V, V, F, F. A alternativa que apresenta essa sequência é: c) V, V, F, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

Analisando as afirmativas apresentadas, temos: I. ( ) Ao fechar os contatos normalmente abertos representados pelos itens na prática, no diagrama ladder, permite-se o acionamento. Resposta: Verdadeiro (V) II. ( ) Os contatos utilizados para os botões de comando que serão usados na prática conferem com a lógica de acionamento. Resposta: Falso (F) III. ( ) A ligação apresentada para acionamento do motor pode ser implementada da mesma forma mesmo sem a chave magnética. Resposta: Falso (F) IV. ( ) A bobina M, representada no programa do CLP, representa, no diagrama, o tipo desse motor elétrico utilizado. Resposta: Verdadeiro (V) Portanto, a alternativa correta é a letra d) F, F, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nesse sentido, com base no trecho, assinale a alternativa acerca desse uso indicado dos CLPs:


a) Os CLPs podem ser programados para operar como relés de temporização convencionais.
b) Os CLPs não podem ser utilizados para ativar ou desativar dispositivos após um intervalo de tempo predefinido.
c) Os CLPs são utilizados apenas para funções de temporização para ligar e desligar.
d) Os CLPs não possuem a função de temporização monoestável e reciclar.

Um controlador PID, com todas as ações de controle ou não, possui a leitura de um dado sensor como funcionamento básico na prática, por exemplo, em seguida, calcula a resposta de saída do atuador pela(s)


a) Ação proporcional.
b) Ação integral.
c) Ação derivativa.
d) Ação de controle.

Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em muitos casos, o controlador proporcional não será suficiente para controle do sistema.
Pois:
II. A ação integral será necessária para eliminar o erro de setpoint, por exemplo.

A seguir, assinale a alternativa correta.

I. Em muitos casos, o controlador proporcional não será suficiente para controle do sistema.
II. A ação integral será necessária para eliminar o erro de setpoint, por exemplo.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) As duas afirmativas estão corretas.
d) Nenhuma das afirmativas está correta.

Considerando o excerto apresentado, sobre a lógica de funcionamento do controlador PID e os aspectos práticos, analise as afirmativas a seguir:

I. O erro do controlador também é referido como offset e diz respeito à referência.
II. A entrada de referência do controlador (setpoint) pode funcionar como um requisito.
III. Acerca da aplicação, o PID é mais indicado para sistemas com modelo matemático.
IV. Em um sistema automático, o offset é o valor de referência a ser seguido no sistema.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Nenhuma das afirmativas está correta.

Nesse sentido, assinale a alternativa que indica corretamente informações de fu


a) Os CLPs foram introduzidos por volta de 1970 como melhoria nos controladores eletromecânicos por relés usados na época para implementar o controle discreto nas indústrias de produção discreta.
b) Um controlador lógico programável moderno é um controlador baseado em microprocessador que usa instruções guardadas na memória programável para implementar funções lógicas, sequenciamento, tempo, contagem e controle aritmético a fim de controlar as máquinas e processos.
c) Os CLPs são utilizados apenas em sistemas com modelo matemático conhecido.
d) Os CLPs são utilizados apenas em sistemas de controle contínuo.
e) Os CLPs são utilizados apenas em sistemas de controle analítico.

Nesse sentido, assinale a alternativa que indica corretamente um tipo de ação a ser implementada pelos controladores PID.


a) Ação proporcional
b) Ação integral
c) Ação derivativa
d) Ação proporcional-integral
e) Ação proporcional-derivativa

Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente o que são esses itens do equipamento:


a) Entradas, saídas, memória e processador
b) Controladores, sensores, atuadores e fonte de alimentação
c) Controladores, sensores, atuadores e memória
d) Controladores, sensores, atuadores e processador
e) Entradas, saídas, memória e processador

Mais conteúdos dessa disciplina