Uma possível lesão que pode afetar o sistema nervoso é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O AVC ocorre quando o fornecimento de sangue para o cérebro é interrompido ou reduzido resultando em danos aos tecidos cerebrais devido à falta de oxigênio e nutrientes. Existem dois tipos principais de AVC: o isquêmico e o hemorrágico.
Três sintomas comuns do AVC incluem:
1. Dormência ou fraqueza súbita na face braço ou perna geralmente em um lado do corpo.
2. Confusão repentina dificuldade em falar ou compreender a fala.
3. Dificuldade repentina em enxergar com um ou ambos os olhos visão turva ou perda de visão em um olho.
Tratamento para AVC depende do tipo e da gravidade da lesão cerebral. Alguns possíveis tratamentos incluem:
1. Terapia de reabilitação: Após um AVC o paciente pode precisar de terapia física ocupacional ou fonoaudiologia para ajudar a melhorar as habilidades motoras a fala e a deglutição.
2. Medicamentos: Medicamentos anticoagulantes podem ser administrados para prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Medicamentos para controlar a pressão arterial o colesterol e o diabetes também podem ser prescritos para ajudar a controlar os fatores de risco associados ao AVC.
3. Cirurgia: Em alguns casos a cirurgia pode ser realizada para remover coágulos sanguíneos ou aliviar a pressão no cérebro causada por um hematoma.
É importante ressaltar que o AVC é uma emergência médica e exige atendimento imediato. Quanto mais rápida for a intervenção maiores são as chances de recuperação e redução dos danos cerebrais. Portanto se alguém apresentar sintomas de AVC é fundamental buscar ajuda médica imediatamente.


Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩