Logo Passei Direto
Buscar
A partir da década de 1950, o conceito de empatia passou a ser estudado pelo psicólogo Carl Rogers com a finalidade de aplicá-lo em sua prática terapêutica conhecida por Abordagem Centrada na Pessoa. Nesse sentido, é correto afirmar que a empatia pode ser definida pela


preferência de voltar ao passado, resguardando a aliança terapêutica.
capacidade de priorizar o diagnóstico dos quadros psicopatológicos.
tentativa de se colocar no lugar do outro, buscando compreender o que a pessoa fala e sente.
identificação dos pensamentos considerados disfuncionais, regulando as emoções e modificando os comportamentos.
estruturação das sessões para facilitar a compreensão do paciente em relação aos pensamentos automáticos e às crenças disfuncionais.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A empatia, segundo Carl Rogers e sua Abordagem Centrada na Pessoa, pode ser definida como a "tentativa de se colocar no lugar do outro, buscando compreender o que a pessoa fala e sente." Essa definição destaca a importância de entender a perspectiva do outro, o que é fundamental na prática terapêutica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A empatia pode ser definida como a tentativa de se colocar no lugar do outro, buscando compreender o que a pessoa fala e sente. Portanto, a alternativa correta é: "tentativa de se colocar no lugar do outro, buscando compreender o que a pessoa fala e sente."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Podemos dizer que autoconceito é o conhecimento que temos de nós mesmos. Um dos nomes mais conhecidos na conceituação do autoconceito é Rogers e sobre este tema ele afirma que


as pessoas buscam convergência, equilíbrio e consistência.
de modo geral as pessoas buscam uma balança entre conflito e equilíbrio.
o autoconceito termina quando nos conhecemos completamente.
o autoconceito abrange os nossos pensamentos e emoções sobre outras pessoas.
autoconceito se desenvolve de modo mais rápido na idade adulta.

Erich Fromm foi um filósofo, sociólogo e psicanalista alemão, pesquisador do Instituto para pesquisa social, Instituto vinculado à escola para pesquisa social da Universidade de Frankfurt. No que tange os estudos desenvolvidos por este teórico, avalie os itens dispostos abaixo e marque a alternativa correta:
I - A forma sadia de relacionamento entre os seres humanos é uma forma produtiva, quer dizer, é o amor, que permite que os seres humanos conservem sua integridade e liberdade mas que também conservem sua união com seus semelhantes.
II - A saúde mental para Fromm se caracteriza como uma existência individual, consciente de si, livre, responsável e que é conduzida pela razão. Consequentemente, a saúde mental permite que um indivíduo possa ter uma melhor condução dos seus relacionamentos e um melhor processamento da realidade coletiva. Ou seja, ela ajuda o indivíduo a ser crítico, já que ele passa a ser um questionador das convenções pré-estabelecidas.
III - Fromm defendia que a psicologia e a sociologia eram importantes para que se pudesse analisar propriamente os problemas da sociedade e que, dentre esses problemas, o mais importante era o da elucidação da relação entre o desenvolvimento social da humanidade, especialmente o desenvolvimento econômico-técnico, e o desenvolvimento da psicologia do ser humano, particularmente o que diz respeito à estrutura do Eu do ser humano.
IV - Em sua obra mais lida, intitulada Ter ou ser, Fromm dedicou-se à análise da crise da sociedade contemporânea e à solução dessa crise. Aí ele estabelece dois modos de existência: o modo do ter e o modo do ser. Para Fromm, o ser humano deve propor como meta o ser muito e não o ter muito.


Os itens I, II, III e IV estão corretos.
Os itens I, II e IV estão corretos.
Os itens I, II e III estão corretos.
Os itens I, III e IV estão corretos.
Os itens II, III e IV estão corretos.

No que tange o construto da personalidade na perspectiva de Rogers é incorreto afirmar:


A aceitação de si mesmo como se é na realidade, e não como se quer ser, é um sinal de saúde mental. Esta aceitação de si mesmo não implica em resignação, mas sim como meio de estar mais próximo da realidade, pois é somente a partir do reconhecimento de suas características reais que se torna possível buscar meios eficazes para o desenvolvimento.
Para Rogers, Self é o autoconceito que a pessoa t
Para Rogers, Self é o autoconceito que a pessoa tem de si mesma, incluindo suas crenças, valores e experiências.
Rogers acredita que a personalidade é influenciada principalmente por fatores genéticos e biológicos.
Rogers enfatiza a importância da relação terapêutica baseada na empatia, aceitação incondicional e congruência do terapeuta.

Maslow representa em uma pirâmide cinco categorias de necessidades humanas, que influenciam hierarquicamente no grau de motivação e realização do indivíduo. Destas, as necessidades últimas seriam


de segurança
de estima
de realização pessoal
de amor/relacionamento
fisiológicas

A partir de seus conhecimentos sobre a teoria da personalidade de Carl Rogers assinale a alternativa INCORRETA:


O autoconceito é um sistema de funcionamento inconsciente postulado por Rogers.
A teoria de Rogers é considerada uma teoria otimista da personalidade, por ter como pressuposto a noção de que há um potencial para a saúde em todos os seres humanos.
Rogers considerou dois mecanismos de defesa no desenvolvimento da personalidade: negação e distorção.
A tendência atualizante se refere à tendência de todos os humanos a se moverem em direção à conclusão ou à realização dos potenciais.
São condições para o desenvolvimento de uma personalidade saudável as experiências de congruência, a consideração positiva e a compreensão empática com o outro significativo.

Mais conteúdos dessa disciplina