Buscar

Os aminoácidos são os blocos fundamentais das proteínas, desempenhando um papel vital na estrutura e função dos organismos vivos. Existem 20 tipos ...

Os aminoácidos são os blocos fundamentais das proteínas, desempenhando um papel vital na estrutura e função dos organismos vivos. Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos que podem ser combinados em diversas sequências para formar uma ampla variedade de proteínas. Cada aminoácido consiste em um grupo amino e um grupo carboxila, ligados a um átomo de carbono central e uma cadeia lateral variável. Quando os aminoácidos se unem formam polímeros. Essa conformação tridimensional é crucial, pois determina a função biológica da proteína. As proteínas desempenham papéis essenciais em todas as células, atuando como enzimas, transportadores, hormônios e componentes estruturais. A estrutura precisa das proteínas é fundamental para seu funcionamento correto e qualquer alteração nessa estrutura pode afetar sua atividade biológica.

Fonte: adaptado de: NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.Sobre os aminoácidos e a formação de cadeias polipeptídicas, analise as afirmativas a seguir:

I. As ligações peptídicas têm elevado potencial de rotação.

II. A reação de formação das ligações peptídicas envolve a eliminação de água.

III. A formação da ligação peptídica depende de componentes celulares como os ribossomos.

IV. A ligação peptídica é uma ligação iônica entre átomos de carbono e nitrogênio dos aminoácidos.

É correto o que se afirma em:

A) II e III, apenas.


B) I, II e III, apenas.


C) III e IV, apenas.


D) I e IV, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa D) I e IV, apenas. I. As ligações peptídicas têm elevado potencial de rotação. IV. A ligação peptídica é uma ligação iônica entre átomos de carbono e nitrogênio dos aminoácidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais