Buscar

Em relação aos conteúdos discutidos em Coelho et al (2019, pp. 135- 162), assinale V ou F: 1- ( ) Os autores apresentam três concepções de “norma...

Em relação aos conteúdos discutidos em Coelho et al (2019, pp. 135- 162), assinale V ou F:

1- ( ) Os autores apresentam três concepções de “normas linguísticas” atreladas ao grupo letrado discutidas pelo linguista Carlos Alberto Faraco, sendo elas: “norma padrão”, “norma culta” e “norma popular”.
2- ( ) De acordo com os autores, a norma padrão foi fixada no Brasil no século XIX com o intuito de construir uma unidade entre Brasil e Portugal e modelar o Brasil como um país branco e europeu.
3- ( ) A desnasalização é um fenômeno de alteração de fonema nasal para oral e já foi observado na mudança diacrônica de latim para português, como em “luna/lua”. Do ponto de vista sincrônico, a desnasalização não é um processo previsto.
4- ( ) A inclusão de “você/vocês” e “a gente” no quadro de pronomes do português do Brasil vem causando variações nas formas verbais de P2 (tu/você), P4 (nós/a gente) e P5 (vós/vocês).
5- ( ) Trabalhos com entrevistas e testes de atitude são recomendados como atividades que o professor-pesquisador deve propor a seus alunos para conscientização acerca da variação linguística.

Essa pergunta também está no material:

LET 191 Exercício 8 valor 1 ponto 2023
1 pág.

Literatura Brasileira I Fundação Universidade Federal de ViçosaFundação Universidade Federal de Viçosa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Em relação aos conteúdos discutidos em Coelho et al (2019, pp. 135-162), as respostas corretas são: 1- (V) Os autores apresentam três concepções de “normas linguísticas” atreladas ao grupo letrado discutidas pelo linguista Carlos Alberto Faraco, sendo elas: “norma padrão”, “norma culta” e “norma popular”. 2- (F) De acordo com os autores, a norma padrão foi fixada no Brasil no século XIX com o intuito de construir uma unidade entre Brasil e Portugal e modelar o Brasil como um país branco e europeu. 3- (V) A desnasalização é um fenômeno de alteração de fonema nasal para oral e já foi observado na mudança diacrônica de latim para português, como em “luna/lua”. Do ponto de vista sincrônico, a desnasalização não é um processo previsto. 4- (V) A inclusão de “você/vocês” e “a gente” no quadro de pronomes do português do Brasil vem causando variações nas formas verbais de P2 (tu/você), P4 (nós/a gente) e P5 (vós/vocês). 5- (V) Trabalhos com entrevistas e testes de atitude são recomendados como atividades que o professor-pesquisador deve propor a seus alunos para conscientização acerca da variação linguística.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais