Buscar

Acidentes com cobras são eventos comuns, principalmente nas áreas rurais do Brasil. A identificação da cobra responsável pelo acidente é importante...

Acidentes com cobras são eventos comuns, principalmente nas áreas rurais do Brasil. A identificação da cobra responsável pelo acidente é importante para o seguimento do caso e essa identificação pode ser direta, pelo aspecto físico do animal, ou indireta, avaliando os sinais e sintomas do paciente. Dessa forma, podemos identificar lesões provocadas por cobras que possuem veneno e o seu gênero específico. Identifique a alternativa que correlaciona, corretamente, o aspecto físico e as manifestações clínicas de cada gênero. Escolha uma opção: a. O gênero Crotalus (acidente crotálico) representa o principal agente etiológico dos acidentes ofídicos do Brasil. A cascavel é sua principal representante e possui o chocalho na ponta de sua cauda; seu veneno leva a alterações neurotóxicas, como paralisias. b. O gênero Lachesis (acidente laquético) possui como representante a surucucu, caracterizada por cauda com afinamento abrupto e escamas eriçadas. Os sintomas do seu veneno são muito similares aos do acidente crotálico, levando a poucas alterações locais. c. O gênero Micrurus (acidente elapídico) leva a acidentes com menor frequência que os demais gêneros. Um exemplo é o das cobras corais verdadeiras, que possuem anéis incompletos pelo corpo em pares; seu veneno leva a alterações neurotóxicas sistêmicas. d. O gênero Lachesis (acidente laquético) é representado pela sucuri, que possui cabeça triangular, fosseta loreal e cauda lisa com afinamento abrupto. Os sintomas do seu veneno são muito similares aos do acidente botrópico, levando a poucas alterações locais. e. O gênero Bothrops (acidente botrópico) é caracterizado por cobras como as jararacas, que possuem cabeça triangular, fosseta loreal e cauda lisa com afinamento abrupto; seu veneno leva a alterações inflamatórias e hemorrágicas importantes.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra a. O gênero Crotalus (acidente crotálico) representa o principal agente etiológico dos acidentes ofídicos do Brasil. A cascavel é sua principal representante e possui o chocalho na ponta de sua cauda; seu veneno leva a alterações neurotóxicas, como paralisias.

0
Dislike0
User badge image

Kátia Rigotti

e. O gênero Bothrops (acidente botrópico) é caracterizado por cobras como as jararacas, que possuem cabeça triangular, fosseta loreal e cauda lisa com afinamento abrupto; seu veneno leva a alterações inflamatórias e hemorrágicas importantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais