Buscar

A lista restritiva de componentes para cosméticos refere-se a conservantes, que são componentes utilizados para evitar a contaminação microbiológic...

A lista restritiva de componentes para cosméticos refere-se a conservantes, que são componentes utilizados para evitar a contaminação microbiológica.

A RDC n.º 7, de 2015, traz as informações sobre ingredientes cosméticos recomendados e não recomendados para as formulações.

De acordo com a RDC n.º 36, de 2009, é permitida a utilização do formaldeído em produtos destinados a alisar o cabelo.

Produtos cosméticos não apresentam riscos associados ao seu uso, portanto, qualquer matéria-prima pode ser utilizada em sua formulação.

A ANVISA publicou uma RDC sobre conservantes permitidos para cosméticos que está em consonância com o Regulamento aprovado pelo Mercosul.

Respondido em 13/09/2023 19:05:00

Explicação:

Gabarito: A ANVISA publicou uma RDC sobre conservantes permitidos para cosméticos que está em consonância com o Regulamento aprovado pelo Mercosul.

Justi�cativa: Como os produtos cosméticos apresentam risco em relação ao seu uso, existem diferentes resoluções para garantir a segurança do consumidor. A RDC n.º 29, de 1 de junho de 2012, apresenta os conservantes permitidos para cosméticos e está de acordo com o Regulamento aprovado pelo Mercosul (Resolução GMC MERCOSUL n.º 08/2011). Adicionalmente, temos uma outra lista, conhecida como lista restritiva, que apresenta os componentes que não devem estar presentes em formulações cosméticas devido ao potencial cancerígeno, mutagênico ou tóxico, de acordo com a International Agency for Research on Cancer (IARC) e a Comissão Europeia. Conforme a RDC n.º 36, de 17 de junho de 2009, a utilização de formaldeído para alisar os cabelos não é permitida em salões de beleza. A questão envolve mais uma RDC (n.º 7, de 2015), que está relacionada à regularização de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.


a) A lista restritiva de componentes para cosméticos refere-se a conservantes, que são componentes utilizados para evitar a contaminação microbiológica.
b) A RDC n.º 7, de 2015, traz as informações sobre ingredientes cosméticos recomendados e não recomendados para as formulações.
c) De acordo com a RDC n.º 36, de 2009, é permitida a utilização do formaldeído em produtos destinados a alisar o cabelo.
d) Produtos cosméticos não apresentam riscos associados ao seu uso, portanto, qualquer matéria-prima pode ser utilizada em sua formulação.
e) A ANVISA publicou uma RDC sobre conservantes permitidos para cosméticos que está em consonância com o Regulamento aprovado pelo Mercosul.

Essa pergunta também está no material:

6 pág.

Cosmetologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) A ANVISA publicou uma RDC sobre conservantes permitidos para cosméticos que está em consonância com o Regulamento aprovado pelo Mercosul.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais