Buscar

A BNCC propõe a mescla de duas linhas de ensino: a primeira indica para a centralidade do texto e para o trabalho com as práticas sociais de leitur...

A BNCC propõe a mescla de duas linhas de ensino: a primeira indica para a centralidade do texto e para o trabalho com as práticas sociais de leitura e escrita; a segunda, soma a isso o planejamento de atividades que permitam aos alunos refletirem sobre o sistema de escrita alfabética (estudar, por exemplo, as relações entre sons e letras e investigar com quantas e quais letras se escreve uma palavra, e onde elas devem estar posicionadas ou como se organizam as sílabas).

Considerando as prescrições oficiais para o processo de alfabetização, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Alfabetizar é um processo de construção de habilidades e capacidades de análise e de transcodificação linguística. Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação). Dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e script). Saber decodificar palavras e textos escritos.

PORQUE

II. A alfabetização refere-se à apropriação do código escrito, enquanto o letramento trata-se da aprendizagem da alfabetização, um método que permite compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Escolha uma opção:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 As asserções I e II são proposições falsas.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.