Logo Passei Direto
Buscar
A seguir, completando suas lacunas. A ____________, também conhecida como “Mela”, “Crestamento de Phytophthora”, “Crestamento tardio”, “Mufa” e “Míldio”, é causada pelo fungo Phytophthora infestans e é considerada uma das principais doenças da batateira e a mais destrutiva doença do tomateiro, sendo responsável pelo grande uso de defensivos nessas culturas. Temperaturas baixas a amenas (12 a 25°C) e umidade elevada são condições favoráveis ao desenvolvimento da doença. Tratando-se das doenças bacterianas, tem-se a ____________ causada pela agente etiológico Ralstonia solanacearum , que também é considerada como uma das principais doenças do tomateiro no Brasil, por acometer a cultura em várias regiões produtoras do país e do mundo, apresentando alto poder destrutivo em outras culturas da família Solanaceae , como pimentão, berinjela, fumo e jiló. É uma doença de difícil controle, sendo que sua ocorrência em uma única planta em campos de cultivo é o suficiente para condenar a certificação do campo, o que implica em danos econômicos consideráveis ao produtor (DE SOUZA DIAS; IAMAUTI; FISHER, 2016). Ainda se tratando de bactérias, a ____________, causada pelas bactérias Pectobacterium spp. e Dickeya spp., são problemas de grande importância por promoverem danos consideráveis durante o armazenamento dos tubérculos de batata, devido aos ferimentos causados durante a colheita. Altas temperaturas e umidade são condições que favorecem à doença. A infecção ocorre através dos estolões, lenticelas e ferimentos causados por insetos ou por patógenos de solo. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.


a) Requeima / Podridão mole / Murcha bacteriana.
b) Podridão mole / Murcha bacteriana / Requeima.
c) Podridão mole / Requeima / Murcha bacteriana.
d) Murcha bacteriana / Podridão mole / Requeima.
e) Requeima / Murcha bacteriana / Podridão mole.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta que preenche as lacunas é: c) Podridão mole / Requeima / Murcha bacteriana.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base no contexto apresentado, classifique as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F), no que se refere as medidas de controle que podem ser empregadas para esta doença.

O controle do Huanglongbing (HLB) é realizado principalmente pelo emprego de variedades resistentes e tolerantes;
O controle é realizado mediante utilização de mudas sadias e certificadas, produção de mudas em viveiros telados;
Eliminação imediata da planta com sintoma da doença, associado ao controle do inseto vetor;
Uso de mudas sadias, provenientes de viveiros registrados e o controle químico do inseto vetor são as principais medidas de controle do HLB.
a) V - F - F - V
b) F - V - F - V
c) V - F - V - F
d) V - V - V - V
e) F - V - V - F

similares à morte gradual de minicepas submetidas a podas drásticas ou com sistema radicular malformado. Na fase de enraizamento, miniestacas infectadas podem apresentar as nervuras do limbo foliar com coloração roxa, evoluindo para a podridão (ALFENAS et al., 2006). Fonte: ALFENAS, A. C.; ZAUZA, E. A. V.; MAFIA, R. G.; ASSIS, T. F. de. Clonagem e doenças do eucalipto. 2. ed. Viçosa, MG: Editora UFV. 2009. 500p. Partindo do pressuposto que a murcha bacteriana é uma doença de difícil controle, devido à capacidade de sobrevivência da bactéria no solo por vários anos, classifique as afirmativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) quanto às medidas que podem ser adotadas para suprimir o desenvolvimento desta doença. (  ) Em condições de viveiro, deve-se preconizar pela eliminação de plantas doentes, assepsia do canaletão, com descarte de todo o substrato e do material utilizado na irrigação deste; (  ) Recomenda-se o emprego de variedades de eucalipto resistentes ou tolerantes a murcha bacteriana e que apresentem sistema radicular bem desenvolvido; (  ) Devido a presença de inúmeras substâncias químicas disponíveis no mercado, o controle químico desta doença é a medida mais recomendada, tanto no campo quanto em condições de viveiro; (  ) Uma medida muito eficiente para evitar a entrada da doenças em áreas destinadas ao cultivo consiste na utilização de mudas sadias, provenientes de viveiros certificados. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


a) V - F - V - V.
b) F - F - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - V - F - F.
e) F - F - F - V.

A grande demanda por madeira de pinus no Brasil, no final do século 20, levou a uma grande intensificação nos plantios florestais dessa árvore e, consequentemente, houve um grande aumento na produção de mudas para atender está demanda. Nos viveiros, sejam eles tecnificados ou não, em função das condições ambientais, podem ocorrer inúmeros problemas fitossanitários, principalmente aqueles provocados por fungos fitopatogênicos, dentre eles o fungo causador da Podridão de raízes, cujo agente etiológico é o Fusarium spp. (AUER, 2000). Esta doença provoca sintomas de murcha, amarelecimento e bronzeamento da parte aérea das mudas, subdesenvolvimento e escurecimento das raízes e posteriormente provoca a morte destas. Estes sintomas ocorrem em decorrência do apodrecimento das raízes, resultante da colonização do fungo. Fonte: AUER, Celso Garcia. Doenças em Pinus no Brasil: Pine Diseases in Brazil. In: SIMPÓSIO DO CONE SUL SOBRE MANEJO DE PRAGAS E DOENÇAS DE PINUS, 1., 2000, Colombo. Anais... Colombo: Série Técnica IPEF, 2000. p. 67 - 74. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2018. Considerando a importância da doença para esta cultura e da necessidade de se adotar medidas de controle eficazes, analise as afirmativas a seguir quanto ao manejo adequado que deve ser empregado para diminuir a incidência da referida doença, principalmente nos viveiros destinados à produção de mudas de pinheiro. I – Como o os substratos utilizados na propagação das mudas podem servir como fonte de inóculo da doença, recomenda-se, portanto, a esterilização do mesmo antes de seu uso, além do emprego de sementes sadias e água de irrigação livre do patógeno; II – Antes da instalação das estruturas de propagação, recomenda-se a limpeza e desinfestação com hipoclorito de sódio das instalações, estufas, tubetes e bandejas possivelmente contaminadas com o patógeno; III – As medidas de controle mais empregadas ba


a) V - F - V.
b) F - F - V.
c) V - V - F.
d) F - V - F.
e) F - F - F.

Com relação as doenças do abacaxi, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas. Dentre as principais doenças destaca-se a ____________, causada pelo vírus Pineapple mealybug wilt-associated virus – PMWaV, é uma das doenças mais importantes da cultura, estando presente em todas as regiões produtoras do mundo, causando perdas de até 80% na produção de frutos de abacaxi. Os sintomas típicos da doença são bronzeamento das folhas centrais e murcha das folhas mais velhas, as quais curvam-se e secam do ápice para a base. Já em relação a ____________, causada pelo fungo Fusarium guttiforme , é a principal doença da cultura. O fungo pode infectar mudas, plantas, inflorescências e frutos, ou sejam, podem influenciar tanto o desenvolvimento das plantas no campo quanto à produção obtida. Vale destacar que as plantas originadas de mudas infectadas podem apresentar sintomas característicos como: morte do ápice, encurtamento do talo, enfezamento da planta, curvatura do talo, clorose das folhas, morte da planta e odor de fermentação que exala dos tecidos infectados, quando em decomposição. Outra doença importante que pode provocar inúmero prejuízos na cultura é a ____________, causada pelo agente etiológico Ceratocystis paradoxa . Os sintomas típicos da doença são o apodrecimento do fruto, geralmente na base daqueles maduros e há produção de um agradável cheiro etéreo devido à fermentação da glicose. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.


a) Murcha do abacaxizeiro / Podridão negra dos frutos / Fusariose.
b) Podridão negra dos frutos / Fusariose / Murcha do abacaxizeiro.
c) Podridão negra dos frutos / Murcha do abacaxizeiro / Fusariose.
d) Fusariose / Murcha do abacaxizeiro / Podridão negra dos frutos.
e) Murcha do abacaxizeiro / Fusariose / Podridão negra dos frutos.

Mais conteúdos dessa disciplina