Buscar

A aplicação da legislação diz respeito a sua incidência sobre os fatos concretos, produzindo, dessa forma, efeitos jurídicos, quais sejam, os direi...

A aplicação da legislação diz respeito a sua incidência sobre os fatos concretos, produzindo, dessa forma, efeitos jurídicos, quais sejam, os direitos e obrigações para as partes envolvidas (sujeitos ativo e passivo) na relação jurídica tributária. A respeito disso, assinale a alternativa CORRETA:


A Em matéria tributária, no aspecto temporal, o importante é o momento anterior a ocorrência do fato gerador. Assim, a nova norma só é aplicável aos fatos geradores ultrapassados.
B Em matéria tributária, no aspecto temporal, o importante é o momento da ocorrência do fato gerador. Assim, a nova norma retroage a fatos concretos ou ainda pendentes.
C A regra geral, inclusive as leis tributárias, é de que as normas sejam elaboradas para regular fatos futuros, consoante o estabelecido no art. 6º, caput, da Lei de Introdução do Código Civil Brasileiro: as leis não retroagem, mas têm efeito imediato e geral.
D A regra geral, inclusive as leis tributárias, é de que as normas sejam elaboradas para regular fatos passados, consoante ao estabelecido no art. 6º, caput, da Lei de Introdução do Código Civil Brasileiro: as leis retroagem, com efeito imediato e geral.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - DIREITO TRIBUTARIO
4 pág.

Direito Tributário I UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B. Em matéria tributária, no aspecto temporal, o importante é o momento da ocorrência do fato gerador. Assim, a nova norma retroage a fatos concretos ou ainda pendentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais