Buscar

Explique bem o que é a imunidade e estabeleça suas diferenças em relação a isenção, não incidência e incidência tributária. O conceito de imunidade...

Explique bem o que é a imunidade e estabeleça suas diferenças em relação a isenção, não incidência e incidência tributária. O conceito de imunidade tributária pode ser aplicável às taxas, às contribuições e contribuições de melhoria?

A imunidade tributária é um limite estabelecido pela Constituição para o poder de tributação.
A imunidade tributária é considerada por alguns estudiosos como uma forma de exclusão de incidência tributária.
A imunidade tributária está estritamente ligada à Constituição e só pode ser aplicada por meio dela.
A imunidade difere da isenção, que é concedida por meio de leis ordinárias ou complementares para excluir a aplicação do tributo em certas situações.
A não incidência ocorre quando não há fato gerador ou hipótese de incidência que justifique a aplicação do tributo.
De acordo com a Constituição, a imunidade tributária se aplica a taxas, impostos e contribuições para a seguridade social.
O conceito de imunidade tributária não é aplicável às contribuições de melhoria.

Essa pergunta também está no material:

IBET - Módulo IV - Seminário IV
4 pág.

Direito Tributário e Processo Tributário Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A imunidade tributária é uma limitação ao poder de tributação do Estado, prevista na Constituição Federal, que impede a incidência de determinados tributos sobre pessoas, bens e serviços. A imunidade tributária é diferente da isenção, que é uma exclusão do tributo por meio de lei, e da não incidência, que ocorre quando não há fato gerador ou hipótese de incidência que justifique a aplicação do tributo. A imunidade tributária está estritamente ligada à Constituição Federal e só pode ser aplicada por meio dela. De acordo com a Constituição, a imunidade tributária se aplica a taxas, impostos e contribuições para a seguridade social. No entanto, o conceito de imunidade tributária não é aplicável às contribuições de melhoria. Em resumo, a imunidade tributária é uma limitação ao poder de tributação do Estado, prevista na Constituição Federal, que impede a incidência de determinados tributos sobre pessoas, bens e serviços. A imunidade tributária difere da isenção e da não incidência, e só pode ser aplicada por meio da Constituição Federal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais