Buscar

Paciente em consulta de retorno à unidade básica de saúde recebe um exame positivo de VDRL. Não havendo queixas ou sintomatologia, o profissional q...

Paciente em consulta de retorno à unidade básica de saúde recebe um exame positivo de VDRL. Não havendo queixas ou sintomatologia, o profissional que o está atendendo solicita que seja feito um outro teste para sífilis, mas especifica que seja treponêmico. Assinale a alternativa que traga a justificativa dessa solicitação.


A. Como o VDRL é um teste não treponêmico, se faz necessário um teste mais específico, treponêmico. Os testes não treponêmicos detectam anticorpos não específicos ao Treponema pallidum, podendo gerar resultados falso-positivos.
B. Os testes não treponêmicos com o VDRL não conseguem identificar a espécie de Treponema. Os testes não treponêmicos reagem com anticorpos não específicos ao Treponema, mas não têm a finalidade de identificar a espécie do microrganismo.
C. Porque o VDRL também é usado para identificação de malária. O VDRL não é utilizado para diagnóstico de outras doenças, porém pode oferecer resultados falso-positivos, devido à reação cruzada com outros anticorpos, como os contra a malária.

Essa pergunta também está no material:

VDRL pos teste
4 pág.

Analises Microbiologicas Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a A. A solicitação do teste treponêmico se justifica porque o VDRL é um teste não treponêmico, ou seja, ele detecta anticorpos não específicos ao Treponema pallidum, o causador da sífilis. Isso significa que o VDRL pode gerar resultados falso-positivos. Portanto, para confirmar o diagnóstico de sífilis, é necessário realizar um teste mais específico, como o treponêmico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais