É importante comentar sobre o gap populacional. Indique o que caracteriza esse conceito. I. Trata-se de um período determinado pela transição demográfica, com a redução da população idosa comparativamente à mais jovem. II. A descrição apontada na assertiva (I), imediatamente anterior, aponta para uma fase em que é maior o número de indivíduos ativos capazes de, com suas contribuições, suportar os inativos. III. Verifica-se sempre o mesmo padrão de transição demográfica nos diversos países e sociedades. IV. O gap populacional é o período que merece a máxima atenção em termos de políticas públicas, aproveitando a maior participação do pessoal na ativa. Está correto o que se afirma em:
II e IV. I e II. apenas III. III e IV. apenas I. II e IV.
A respeito dos coeficientes de elasticidade das commodities, notadamente dos produtos alimentícios, podemos considerar como correto(s): I. O produtor tem a facilidade de contar com produto com alta elasticidade-preço, favorecendo o crescimento continuado dos seus lucros. II. Dada a sua grande extensão e diversidade, há segmentos da cadeia do agronegócio que suportam diferentes elasticidades-preços de suas particulares demandas. III. A baixa elasticidade-preço dos produtos alimentícios é observada no agronegócio de exportação, mas não nos modelos menores, familiares. IV. A elasticidade-preço da demanda é baixa, no caso dos produtos alimentícios, pelo fato desses mercados atuarem de forma completa na estrutura de concorrência perfeita.
a) Apenas II. b) I e II. c) III e IV. d) Apenas IV. e) Apenas I.
Pergunta 3
Resposta Selecionada: a.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Comentário da resposta:
As operações nos mercados de capitais propiciam ao agricultor ou pecuarista obter hedge (proteção), que lhes oferece garantia de obtenção de um determinado preço de venda para a sua lavoura ou criação. Nesses mercados: I. Não são negociados contratos futuros, mas feitas apenas as operações à vista, com liquidação física representada pela entrega de bens no vencimento do contrato. II. O financiamento das operações de hedge é de total responsabilidade de órgãos do governo federal ou estaduais. III. Um contrato futuro de venda de mercadorias permite que o agricultor ou o pecuarista consiga travar o preço em vigor antes mesmo da colheita ou venda do produto. IV. As operações de hedge são usualmente requeridas pelos chamados especuladores que vendem o seu risco de operação para os agricultores e pecuaristas. Está correto o que se afirma em:
Apenas III. Apenas III. II e IV. Apenas I. Apenas IV. II e III.
Pergunta 4
Resposta Selecionada: d.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Comentário da resposta:
Os problemas e gargalos de infraestrutura são fortes componentes do Risco Brasil, sobre o que podemos considerar: I. Esses problemas somente são diagnosticados em produções a cargo do setor público da economia. II. Tais custos levam à perda de competitividade dos produtos nacionais na comparação/concorrência com o exterior. III. Não há qualquer setor relacionado com infraestrutura que apresente resultados positivos no Brasil. IV. Os custos de infraestrutura usualmente não são refletidos nas altas taxas de inflação sofridas pela economia do país. Está correto o que se afirma em:
apenas II. III e IV. I e II. apenas III. apenas II. I e IV.
A transição nutricional é outro fenômeno muito estudado no âmbito da economia da saúde. Selecione, entre as alternativas a seguir, a que não se relaciona com essa transição.
Maior engajamento político da população nos problemas de sua região e do país.
Modificações verificadas na dieta das populações e em suas atividades físicas.
Predomínio da chamada dieta urbana e ocidental, caracterizada por alta proporção de calorias (açúcares, óleos e gorduras) e grande quantidade de produtos de origem animal.
Alto consumo de carboidratos refinados, alimentos industrializados e gordura saturada.
Menor consumo de fibras.
Maior engajamento político da população nos problemas de sua região e do país.
Maior engajamento político da população nos problemas de sua região e do país. Modificações verificadas na dieta das populações e em suas atividades físicas. Predomínio da chamada dieta urbana e ocidental, caracterizada por alta proporção de calorias (açúcares, óleos e gorduras) e grande quantidade de produtos de origem animal. Alto consumo de carboidratos refinados, alimentos industrializados e gordura saturada. Menor consumo de fibras. Maior engajamento político da população nos problemas de sua região e do país.