Buscar

Nada é mais controverso, no Direito Penal, do que o conceito e as finalidades da pena. Como expusemos acima, acreditamos na finalidade multifacetad...

Nada é mais controverso, no Direito Penal, do que o conceito e as finalidades da pena. Como expusemos acima, acreditamos na finalidade multifacetada da pena, sem que se possa excluir qualquer aspecto, desde a retribuição até os diversos prismas da prevenção. A concepção retributiva advém da própria natureza da pena, que é um mal, porém necessário. Ela não significa, em nosso ponto de vista, a realização de justiça, porque se combate o mal com o mal. Se assim fosse, consistiria numa versão moderna da pena de talião (“olho por olho, dente por dente”).

NUCCI, Guilherme de S. Manual de Direito Penal. 18.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2022, p;307.



Como estudado, praticada uma infração penal, o Estado tem um certo tempo para punir o agente que tenha praticado aquela conduta criminosa, vale dizer, a punibilidade estatal não é eterna. Ela é delimitada no tempo para impedir que o sujeito infrator seja perseguido criminalmente por tempo indeterminado pelo Estado, bem como para garantir que o Estado se movimente de maneira célere, em prol da sociedade, tendo em vista que, com o decurso do tempo, a pena perde sua finalidade retributiva, preventiva e ressocializadora.

A respeito desse lapso temporal que delimita a punibilidade estatal, analise as assertivas a seguir e, na sequência, analise as afirmações abaixo e marque a alternatva correta:


I. A decadência é a perda do direito de ação privada ou do direito de exercer a representação nos crimes de ação penal pública condicionada, em razão da inércia de seu titular

II. A prescrição é uma causa extintiva da punibilidade que ocorre em razão do transcurso temporal sem que tenha havido qualquer imposição de sanção ao agente criminoso. No entanto, alguns crimes não estão sujeitos à prescrição, a exemplo do racismo.

III. A prescrição da pretensão punitiva é aquela que ocorre quando o jus puniendi estatal é atingido antes do trânsito em julgado de uma sentença penal condenatória, enquanto a prescrição da pretensão executória é aquela que ocorre quando o jus puniendi estatal é atingido depois do trânsito em julgado de uma sentença penal condenatória.

IV. Reconhecida a prescrição da pretensão punitiva, o agente que porventura tenha praticada a infração penal será considerado primário e portador de bons antecedentes.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas assertivas apresentadas, podemos analisar cada uma delas: I. A decadência é a perda do direito de ação privada ou do direito de exercer a representação nos crimes de ação penal pública condicionada, em razão da inércia de seu titular. II. A prescrição é uma causa extintiva da punibilidade que ocorre em razão do transcurso temporal sem que tenha havido qualquer imposição de sanção ao agente criminoso. No entanto, alguns crimes não estão sujeitos à prescrição, a exemplo do racismo. III. A prescrição da pretensão punitiva é aquela que ocorre quando o jus puniendi estatal é atingido antes do trânsito em julgado de uma sentença penal condenatória, enquanto a prescrição da pretensão executória é aquela que ocorre quando o jus puniendi estatal é atingido depois do trânsito em julgado de uma sentença penal condenatória. IV. Reconhecida a prescrição da pretensão punitiva, o agente que porventura tenha praticado a infração penal será considerado primário e portador de bons antecedentes. A alternativa correta é a que contempla todas as assertivas corretas. Portanto, a alternativa correta seria: A) I, II e III. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando