Buscar

What is the difference between pena and medida de segurança? Finalidades Pressupostos Duração Destinatários Pena possui dupla finalidade: retribuiç...

What is the difference between pena and medida de segurança?
Finalidades
Pressupostos
Duração
Destinatários
Pena possui dupla finalidade: retribuição e prevenção (geral e especial), enquanto medida de segurança tem como finalidade exclusiva a prevenção especial.
Enquanto a pena pressupõe a culpabilidade do agente, a medida de segurança pressupõe a periculosidade.
A pena possui prazo determinado, enquanto a medida de segurança possui prazo mínimo de 1 a 3 anos e prazo máximo indeterminado.
A pena é destinada a imputáveis, enquanto a medida de segurança é destinada a inimputáveis e semi-imputáveis com periculosidade.

Essa pergunta também está no material:

CS 2022 - Direito Penal Geral
442 pág.

Direito Penal I Instituto de Ensino e Pesquisa ObjetivoInstituto de Ensino e Pesquisa Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Qual é a diferença entre pena e medida de segurança? A pena tem dupla finalidade: retribuição e prevenção (geral e especial), enquanto a medida de segurança tem como finalidade exclusiva a prevenção especial. Enquanto a pena pressupõe a culpabilidade do agente, a medida de segurança pressupõe a periculosidade. A pena possui prazo determinado, enquanto a medida de segurança possui prazo mínimo de 1 a 3 anos e prazo máximo indeterminado. A pena é destinada a imputáveis, enquanto a medida de segurança é destinada a inimputáveis e semi-imputáveis com periculosidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais