Buscar

A preservação da Zona Costeira é tão relevante que a sua lei regulamentadora dispôs expressamente no sentido de que prevalecerá, dentre as normas d...

A preservação da Zona Costeira é tão relevante que a sua lei regulamentadora dispôs expressamente no sentido de que prevalecerá, dentre as normas das três esferas políticas, aquela que for mais restritiva, ou seja, havendo conflito normativo ambiental entre as três esferas, prevalecerá aquela que melhor defenda o direito fundamental tutelado.

15 A Resolução nº 357/2005 do CONAMA revogou a Resolução nº 20/1986, dispondo sobre a classificação dos corpos d’água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, além de estabelecer as condições e os padrões de lançamento de efluentes, entre outras providências. Já a Resolução CONAMA nº 5/1988 estabelece normas para o licenciamento de obras de abastecimento de água, de esgotos sanitários, de drenagem e de limpeza urbana. A Resolução nº 377/2006 dispõe sobre o licenciamento ambiental simplificado de sistema de esgoto sanitário de médio e pequeno porte.

23

b) Principais Leis de Proteção aos Recursos Hídricos

Assim como no caso da terra, o uso da água também desempenha uma função social. Sua reutilização mediante o tratamento de esgotos deve ser encarada como prioridade por nossos governantes.

Com a edição da Lei nº 9.433/1997, a antiga concepção privativista da água fluvial foi superada, assentando-se a nova política nacional de recursos hídricos com fundamento na concepção de que a água é um bem de domínio público e constitui um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Essa lei instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamentou o inc. XIX do art. 21 da CF, e alterou o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989.

c) Código de Águas

O Decreto nº 24.643/1934, chamado de Código de Águas, cuidou de vários aspectos jurídicos relativos a esse bem, tanto em matéria de direito civil – álveo e margens, acessão, águas pluviais, servidão etc. – quanto de direito administrativo – águas nocivas, penalidades, outorga do direito de uso da água etc.

O projeto de lei que culminou nesse dispositivo legal foi concebido no início do século, e ficou durante décadas aguardando aprovação no Congresso Nacional.

À época de sua edição, era um instrumento moderno de legislação, mas não foi regulamentado em todas as suas matérias. A sua regulamentação restringiu-se basicamente à energia elétrica, criando uma ampla política energética no Brasil.

Outros usos da água ficaram esquecidos, o que gerou um desequilíbrio ambiental que até os dias de hoje é sentido, como se pode verificar pelos programas de combate à poluição e à escassez desse recurso.

Em função do desenvolvimento industrial do país no século XX, até por conta do próprio incremento da energia elétrica, as cidades cresceram e mudaram o aspecto do meio ambiente. Os rios e lagos passaram a receber os esgotos domésticos e os resíduos das indústrias.

Apesar da instituição de normas ambientais a partir da década de 1980, era imprescindível que se estabelecessem novas disposições sobre as águas, pois o Código de Águas não fornecia instrumentos suficientes para a gestão e proteção dos recursos hídricos, diante da situação em que se encontravam.

3.2 Agência Nacional de Águas (ANA) e o uso das águas

A outorga de direito de uso de recursos hídricos é um dos seis instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, estabelecidos no inc. III, do art. 5º da Lei Federal nº 9.433/1997, de 8 de janeiro de 1997.

24

Unidade: Aspectos Relevantes no Direito Ambiental Brasileiro e a Atual Legislação

Esse instrumento tem como objetivo assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água.

De acordo com o inc. IV, do art. 4º da Lei Federal nº 9.984/2000, de 17 de junho de 2000, compete à Agência Nacional de Águas (ANA) outorgar, por intermédio de autorização, o direito de uso de recursos hídricos em corpos de água de domínio da União, bem como emitir outorga preventiva. Também é competênc


Essa pergunta também está no material:

UNIDADE III
32 pág.

Direito Ambiental Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você copiou e colou um trecho de um texto sobre a preservação da Zona Costeira e a legislação relacionada aos recursos hídricos. No entanto, não vejo uma pergunta específica na descrição. Por favor, reformule sua pergunta para que eu possa ajudá-lo de forma direta e objetiva.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais