Buscar

No cenário atual, em que tanto o crescimento da Tecnologia da Informação quanto das Telecomunicações é exponencial, é gritante a necessidade de que...

No cenário atual, em que tanto o crescimento da Tecnologia da Informação quanto das Telecomunicações é exponencial, é gritante a necessidade de que os controles acompanhem este crescimento. Para tanto, é preciso incrementar os processos e administrar os sistemas já existentes, bem como a demanda, por intermédio da governança corporativa, de TI e o compliance.

PARA RELEMBRAR: Governança, Ética e Compliance

Para Kelsen (2009) a ética é a disciplina dirigida ao conhecimento e descrição da Moral, sendo esta um conjunto de normas sociais que regula a conduta humana e está indissociavelmente ligada à questão da justiça, ou seja, “na medida em que a Justiça é uma exigência da Moral, na relação entre a Moral e o Direito está contida a relação entre a Justiça e o Direito.”

A ética aplicada aos negócios, chamada ética empresarial, nada mais é que o conjunto de valores que regem uma empresa e formam uma filosofia organizacional. Essa filosofia possui princípios orientadores das ações dos funcionários, da tomada de decisões pela alta administração e das relações da empresa com seus diversos públicos. A ética empresarial pode ser entendida como sendo um conjunto de comportamentos explicitados pelas organizações quando atuam em conformidade com os princípios, os valores e os padrões éticos que são impostos e aceitos como corretos pela sociedade.

Conforme define Lorenzo Sacconi (2014) a Responsabilidade Social Corporativa pode ser definida como:

(...) Uma extensão do modelo de governança corporativa por meio do qual aquele que conduz a empresa (empresários, diretores e gerentes) tem responsabilidades que se estendem desde o cumprimento de suas obrigações fiduciárias para com os proprietários e que, analogamente, têm responsabilidades com o cumprimento de suas obrigações fiduciárias com todos os stakeholders da empresa.

Por sua vez, Marcelo Coimbra aponta as principais características da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) são: políticas de pessoal que respeitam os direitos dos que fazem parte da empresa e favoreçam o seu desenvolvimento; transparência e boa governança (informação pública e contínua); respeito ao consumidor (produtos de boa qualidade e preços razoáveis); políticas ativas de proteção ao meio ambiente (não considerando apenas deixar de poluir ou degradar, mas tornar-se ativo); integração aos grandes temas que produzem o bem-estar comum; e não praticar código de ética duplo, sendo necessária a coerência entre o discurso e a prática da SER.

Assim, pode-se listar como vantagens da empresa socialmente responsável e que se pauta pela ética empresarial: empresa ética é preferida por consumidores críticos; aumento da satisfação, do comprometimento e do rendimento final dos funcionários; menor risco e prejuízo financeiro relacionado a condutas antiéticas de funcionários (fraudes); atração e retenção de talentos; sentimento de pertencimento a uma comunidade, com valores e fins próprios, eleva o compromisso dos funcionários com as metas da empresa;

diminuição de conflitos éticos com fornecedores e facilitação na celebração de boas parcerias; aumento do valor das ações nas empresas de capital aberto; diminuição de riscos relacionados a criação de problemas jurídicos e processos judiciais.

O IBGC conceitua a Governança Corporativa como:


Essa pergunta também está no material:

Aula_5_Governanca de TI e Compliance_13_09_2021_pre_aula_pre_aula_pre_aula
14 pág.

Direito Digital Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A governança corporativa é um conjunto de práticas e diretrizes que visam garantir a transparência, a ética e a responsabilidade nas empresas. Ela envolve a definição de regras e processos para a tomada de decisões, a gestão dos recursos e o relacionamento com os stakeholders. A governança corporativa é essencial no cenário atual de crescimento exponencial da Tecnologia da Informação e das Telecomunicações, pois permite que os controles acompanhem esse crescimento e garantam a eficiência e a segurança dos sistemas e processos. Além disso, a governança corporativa também está relacionada à ética empresarial e ao compliance, ou seja, ao cumprimento das normas e regulamentações. Ela contribui para a criação de empresas socialmente responsáveis, que respeitam os direitos dos funcionários, dos consumidores e do meio ambiente, e que atuam de forma transparente e ética.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina