Buscar

007 Leia com atenção o trecho a seguir: “Desde as Ordenações Filipinas, o conceito jurídico dos alimentos já era ampliado em relação ao estrito lim...

007 Leia com atenção o trecho a seguir:
“Desde as Ordenações Filipinas, o conceito jurídico dos alimentos já era ampliado em relação ao estrito limite de mantimentos e cura, incluindo o vestuário e a habitação. Estes alimentos compreendem tão somente os limites da necessarium vitae, mas, na atual concepção jurídica do instituto, as necessidades intelectuais, morais, recreativas e sociais são reconhecidas como parte do necessarium personae, logo, incluem-se no cálculo da necessidade do alimentando. Por isto, hoje, o instituto jurídico dos alimentos pode ser definido como o valor destinado a satisfazer as necessidades naturais e sociais do ser humano em seu sentido pleno, sendo sua fixação ordenada com base nesta necessidade e de acordo com a disponibilidade daquele que vem a pagar, podendo, na falta desta, ser complementada por terceiros, mantendo, desde o início, a proporcionalidade contributiva entre aqueles que devem o pagamento.
(Fonte: FREITAS, D. P. Alimentos gravídicos: comentários aÌ� Lei n. 11.804/2008, 3.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011, p. 61).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Com o nascimento com vida da criança, os alimentos gravídicos concedidos à gestante serão convertidos automaticamente em pensão alimentícia em favor do recém-nascido. Dessa forma, ocorrerá a modificação de seu titularidade, sem que, para tanto, seja necessário pronunciamento judicial ou pedido expresso da parte.
PORQUE
II. Os avós somente serão obrigados a prestar alimentos gravídicos em caráter complementar, quando os pais destes estiverem impossibilitados de fazê-lo. Assim, o menor pode ingressar com ação de alimentos em face dos avós, é pode cobrar deles as prestações vencidas e não quitadas pelo genitor.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição falsa.

Essa pergunta também está no material:

revisao_simulado 3
3 pág.

Direito do Trabalho I Centro Universitário do Planalto de AraxáCentro Universitário do Planalto de Araxá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais