Buscar

Sabemos que uma solução-tampão é uma mistura usada para evitar que o pH do meio sofra variações quando exposto a ácidos e bases. Por que, no labora...

Sabemos que uma solução-tampão é uma mistura usada para evitar que o pH do meio sofra variações quando exposto a ácidos e bases. Por que, no laboratório virtual, foi adicionado o tampão pH 10 para o preparo da titulação?


A. Para atingir a cor azulada do Erio-T;
A cor do indicador não tem relação para a utilização da solução tampão; assim, qualquer cor poderia ter sido utilizada, desde que apresentasse interação com a reação entre EDTA e Ca2+.
B. Para garantir formação de quelatos estáveis;
Os complexos formados com íons metálicos por EDTA, em quase todos os casos, ocorrem instantaneamente, sendo interessante considerar a estabilidade desses complexos com o pH do meio, já que a forma desprotonada do EDTA é a mais estável para formar quelatos.
C. Para auxiliar na solubilização do Ca2+.
O cátion cálcio apresenta alta solubilidade em água, tornando a mistura facilmente homogênea; portanto, a utilização de modificadores de pH não influenciaria diretamente na solubilidade desse cátion.

Essa pergunta também está no material:

DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM LEITE EM PÓ POS TESTE
4 pág.

Química Analitica - Análise Instrumental Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a opção B. O tampão pH 10 foi adicionado para garantir a formação de quelatos estáveis. Os complexos formados com íons metálicos por EDTA ocorrem de forma mais estável na forma desprotonada do EDTA, e o pH 10 favorece essa forma mais estável.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais