Buscar

Carlos Eduardo é empregado da empresa Clinic Ltda., e atua na função de almoxarife chefe. Já descontente com o trabalho, Carlos Eduardo procura o d...

Carlos Eduardo é empregado da empresa Clinic Ltda., e atua na função de almoxarife chefe. Já descontente com o trabalho, Carlos Eduardo procura o departamento jurídico da empresa pedindo para que fosse demitido, uma vez que necessita de parte dos das parcelas já depositadas do FGTS para custear a cirurgia estética de sua filha. A empresa não pode arcar com a integralidade da multa de 40% sobre o FGTS, mas não se opõe ao desligamento do empregado, ainda que tenha que arcar com alguma verba trabalhista. Em face dessa situação hipotética, responda, de forma fundamentada, às indagações a seguir:


a) Como advogado da empresa, qual a sua sugestão para agradar o desejo do empregado, preservando o patrimônio da empresa?
b) Por ocasião da demissão, o empregado alega que faz jus ao recebimento das diferenças salariais por acúmulo de função e de horas extraordinárias. Antes que a questão seja judicializada, poderia um acordo firmado entre as partes ter validade jurídica?

Essa pergunta também está no material:

Simulado 5
14 pág.

Direito do Trabalho I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Como advogado da empresa, minha sugestão seria oferecer ao empregado a possibilidade de um acordo para a rescisão do contrato de trabalho. Nesse acordo, a empresa poderia se comprometer a pagar uma indenização proporcional ao tempo de serviço, além das verbas rescisórias previstas em lei, como férias proporcionais, 13º salário proporcional e saldo de salário. Dessa forma, o empregado poderia utilizar parte desses valores para custear a cirurgia estética de sua filha, e a empresa preservaria seu patrimônio, evitando o pagamento integral da multa de 40% sobre o FGTS. b) Antes de judicializar a questão, é possível que um acordo firmado entre as partes tenha validade jurídica. No caso das diferenças salariais por acúmulo de função, é importante analisar se o empregado realmente exerceu funções além daquelas previstas em seu contrato de trabalho. Se houver comprovação dessa situação, a empresa poderia negociar o pagamento dessas diferenças salariais no acordo de rescisão. Quanto às horas extraordinárias, é necessário verificar se o empregado realizou efetivamente horas extras e se essas foram devidamente registradas. Caso haja comprovação dessas horas extras, a empresa poderia incluir o pagamento dessas horas no acordo de rescisão. É importante ressaltar que, para que o acordo seja válido juridicamente, é necessário que ambas as partes estejam de acordo com os termos e que não haja qualquer tipo de coação ou vício de consentimento. Além disso, é recomendável que o acordo seja formalizado por escrito, para evitar futuros questionamentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais