Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Uma das interpretações da história da educação brasileira propõe periodização tripartite, em que a primeira etapa corresponderia ao período colonial da história do Brasil, e a segunda ao Império do Brasil. Sobre esses dois períodos, marque a opção correta.


No período colonial, houve, durante toda a sua vigência, uma hegemonia jesuítica em relação ao ensino, realizado em escolas direcionadas exclusivamente aos africanos e indígenas; durante o Império, houve a primeira tentativa de organizar a educação como uma responsabilidade do Estado.
No período colonial, houve, em um primeiro momento, uma hegemonia jesuítica, e, após as reformas pombalinas, a introdução de uma perspectiva leiga de ensino; e, durante o Império, houve a primeira tentativa de organizar a educação como uma responsabilidade do Estado.
No período colonial, houve, em um primeiro momento, uma hegemonia jesuítica, e, após as reformas pombalinas, a introdução de uma perspectiva leiga de ensino; durante o Império, houve uma descentralização do ensino, com a criação de escolas provinciais.
User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A opção correta é: "No período colonial, houve, em um primeiro momento, uma hegemonia jesuítica, e, após as reformas pombalinas, a introdução de uma perspectiva leiga de ensino; e, durante o Império, houve a primeira tentativa de organizar a educação como uma responsabilidade do Estado." Essa afirmação reflete a transição do ensino jesuítico para uma abordagem mais secular com as reformas pombalinas e a tentativa de institucionalizar a educação durante o Império.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A opção correta é: No período colonial, houve, em um primeiro momento, uma hegemonia jesuítica, e, após as reformas pombalinas, a introdução de uma perspectiva leiga de ensino; durante o Império, houve a primeira tentativa de organizar a educação como uma responsabilidade do Estado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Após a Proclamação da República, a sociedade brasileira passou por muitas transformações na cultura, na economia, na política e na sociedade. A complexificação social fez com que fossem elaboradas diferentes políticas educativas. Sobre essas políticas, que corresponderiam à terceira etapa da história da educação no Brasil, são feitas as seguintes afirmacoes:

Durante a Primeira República, prevaleceram políticas educacionais elaboradas de acordo com o ideário iluminista republicano.
Em 1930, ocorreu a Revolução de 1930, uma rebelião armada organizada pela oligarquia dos dissidentes dos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 foi a primeira lei dessa natureza no Brasil, sendo os preceitos educacionais anteriores alterados a cada gestão presidencial.
I e II.
II e III.
I e III.

Paulo Freire foi um intelectual muito importante e tem o seu trabalho reconhecido não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Podemos afirmar que uma das suas contribuições no âmbito do estudo das relações entre educação e ideologia foi:


Evidenciar que o sentimento dos docentes de imobilidade perante os problemas educacionais, bem como um sistema escolar distante da realidade dos alunos, decorria de uma perspectiva ideológica neoliberal.
Destacar a importância da educação como ferramenta de transformação social e de conscientização política.
Defender a ideia de que a educação deve ser voltada apenas para a formação técnica e profissional dos indivíduos.

Mais conteúdos dessa disciplina