Buscar

Considere que Manoel, pessoa com 17 anos de idade, na data anterior ao seu aniversário de 18 anos tenha sequestrado uma criança com o intuito de re...

Considere que Manoel, pessoa com 17 anos de idade, na data anterior ao seu aniversário de 18 anos tenha sequestrado uma criança com o intuito de receber certa quantia como resgate. Um mês depois, estando a vítima ainda em cativeiro, nova lei entrou em vigor, prevendo pena mais severa para o delito.

Nessa situação, a lei nova, mais gravosa, não incidirá sobre a conduta de Manoel, que, por ser menor de idade responderá pelo crime com base das disposições do Estatuto da criança e do adolescente.

A afirmação está correta? Disserte.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, a afirmação está correta. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pessoas menores de 18 anos são consideradas inimputáveis, ou seja, não podem ser responsabilizadas criminalmente da mesma forma que um adulto. Portanto, mesmo que uma nova lei mais severa entre em vigor após o crime ter sido cometido, Manoel continuará sendo julgado com base nas disposições do ECA, que estabelecem medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais