Buscar

A “regra dos nove” consiste em uma das maneiras de determinar o percentual de superfície corporal queimada (SCQ) em pacientes que sofreram queimadu...

A “regra dos nove” consiste em uma das maneiras de determinar o percentual de superfície corporal queimada (SCQ) em pacientes que sofreram queimaduras. Considerando um paciente com queimaduras de segundo grau na região tóraco-abdominal anterior e em ambos os braços, determine qual o percentual de SCQ e justifique o porquê da aplicação dessa regra.




💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Farias

A "regra dos nove" é uma técnica utilizada para estimar o percentual de superfície corporal queimada (SCQ) em pacientes que sofreram queimaduras. Nessa regra, o corpo é dividido em áreas que representam aproximadamente 9% ou múltiplos de 9% da superfície total do corpo. No caso descrito, em que um paciente tem queimaduras de segundo grau na região tóraco-abdominal anterior e em ambos os braços, podemos calcular o SCQ da seguinte forma:


1. Região tóraco-abdominal anterior (segundo grau): De acordo com a regra dos nove, o tórax anterior e o abdômen anterior são considerados cada um 9% da SCQ total. Portanto, 9% da SCQ total é atribuído a essa região.


2. Ambos os braços (segundo grau): Cada braço é considerado aproximadamente 9% da SCQ total, de acordo com a regra dos nove. Portanto, a contribuição de ambos os braços é de 18% (9% + 9%).


Agora, somamos as porcentagens das duas áreas afetadas:


9% (tórax anterior e abdômen anterior) + 18% (ambos os braços) = 27%


Portanto, o percentual de SCQ para o paciente com queimaduras de segundo grau na região tóraco-abdominal anterior e em ambos os braços é de 27%.


A aplicação dessa regra se baseia na estimativa de áreas do corpo que foram afetadas pelas queimaduras. Ela é uma maneira rápida e útil de avaliar a extensão das queimaduras em situações de emergência médica, permitindo uma estimativa inicial da gravidade da lesão e orientando o tratamento subsequente.

1
Dislike1
User badge image

T Matos

O cálculo correto é 9% tórax + 9% abdomen + 18% ( ambos os braços) = 36%

0
Dislike0
User badge image

Sthacy Kevin

O cálculo correto é 9% tórax + 9% abdomen + 18% ( ambos os braços) = 36%

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais