Buscar

Os estádios podem ser definidos como os vários estágios de tensão pelo qual um elemento fletido passa, desde o carregamento inicial até a sua rupt...


Os estádios podem ser definidos como os vários estágios de tensão pelo qual um elemento fletido passa, desde o carregamento inicial até a sua ruptura. Em um elemento de concreto armado, o Estádio 3 é a situação extrema que corresponde ao dimensionamento pelo Estado Limite Último (ELU). Quanto ao Estádio 3 é incorreto afirmar que:

Trabalhando no Estádio III atinge-se uma relação custo-benefício muito melhor que no Estádio II (anterior), já que é possível produzir peças menores, mais leves e mais eficientes para uma mesma carga.

Na forma esquemática do Estádio III, é possível observar que a peça está com muitas fissuras e que a profundidade da linha neutra aumenta. Por consequência, há um aumento da região de concreto comprimida.

No Estádio III, a carga aplicada beira o limite de resistência da peça, gerando fissuras não apenas na região tracionada da peça, mas também fissuras de cisalhamento.

Na forma esquemática do Estádio III, verifica-se que a fibra mais comprimida do concreto começa a plastificar a partir da deformação específica de 0,2%, chegando a atingir na extremidade, sem variação de tensão, a deformação específica última (0,35%).

No Estádio III, aumenta-se o momento fletor até um valor próximo de colapso, isto é, o concreto na zona comprimida está na iminência de ruptura e encontra-se plastificado.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais