Buscar

O campo da psicologia é conhecido pela sua fragmentação e pelas disputas teóricas. A história da psicologia caracterizou-se por grandes escolas ou ...

O campo da psicologia é conhecido pela sua fragmentação e pelas disputas teóricas. A história da psicologia caracterizou-se por grandes escolas ou sistemas. Estas escolas eram formulações teóricas sobre o que é ou deve ser psicologia. Sabendo disto, relacione os tipos de abordagens psicológicas, com suas respectivas matriz filosófica na qual essas práticas se apoiam.


Psicologia Behaviorista - Derivada de uma corrente positivista e que definirá o homem e seus processos psíquicos como um ser governado por estímulos do meio.
Psicologia Humanista - Derivada da Fenomenologia e do Existencialismo, e que definirá o homem como um ser intencional, dono de seus atos e de sua consciência.
Psicologia Cognitiva - Derivada em parte de uma filosofia pragmática, considera o homem em uma perspectiva interacionista, fruto da constante relação homem-meio, sendo este homem considerado como um sistema aberto e em sucessivas reestruturações.
Gestalt - Que com certa influência fenomenológica, explora a atenção, a percepção e a tomada de consciência pelo organismo como um todo.
Psicanálise - Que embora não tenha nascido no seio da Psicologia, caminha junto com ela na sua preocupação com o homem interior.

Essa pergunta também está no material:

6 5 Teste seus conhecimentos_ Revisão da tentativa
4 pág.

Recursos Humanos UniCesumarUniCesumar

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Aqui estão as relações entre as abordagens psicológicas e suas respectivas matrizes filosóficas: - Psicologia Behaviorista: Derivada de uma corrente positivista, que define o homem e seus processos psíquicos como um ser governado por estímulos do meio. - Psicologia Humanista: Derivada da Fenomenologia e do Existencialismo, que define o homem como um ser intencional, dono de seus atos e de sua consciência. - Psicologia Cognitiva: Derivada em parte de uma filosofia pragmática, considera o homem em uma perspectiva interacionista, fruto da constante relação homem-meio, sendo este homem considerado como um sistema aberto e em sucessivas reestruturações. - Gestalt: Com certa influência fenomenológica, explora a atenção, a percepção e a tomada de consciência pelo organismo como um todo. - Psicanálise: Embora não tenha nascido no seio da Psicologia, caminha junto com ela na sua preocupação com o homem interior.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando