Buscar

Leia o texto a seguir: Logo, é a compra que determina a venda ou é a demanda efetiva que determina a oferta, e não o contrário. É esse o Princípio ...

Leia o texto a seguir:

Logo, é a compra que determina a venda ou é a demanda efetiva que determina a oferta, e não o contrário. É esse o Princípio da Demanda Efetiva de Keynes que se opõe à Lei de Say, o divisor de águas entre Keynes e os clássicos. Keynes, ainda, observa que o diagnóstico da crise do capitalismo que levou à Grande Depressão norte-americana nos anos 30 não estava no mercado de trabalho, mas sim no departamento de bens e serviços.

O tempo tratou de mostrar que o desemprego em massa da economia norte-americana foi um problema de insuficiência de demanda efetiva que inibia o animal spirit do empresário investidor em um ambiente de incerteza. Na TG, a demanda efetiva, em uma economia fechada, depende das decisões de gastos em consumo e investimento produtivos.

No entanto, enquanto os gastos de consumo dependem de renda agregada, os gastos de investimentos dependem das expectativas da eficiência marginal do capital (taxa de lucro esperada), da taxa de juros corrente e do estado de confiança dos agentes com relação ao futuro incerto.

Assinale a alternativa que aponta corretamente o surgimento da escola Keynesiana.

  • A Escola Keynesiana não apresenta nenhuma novidade em relação a Escola Clássica.
  • A Escola Keynesiana representa uma continuidade com a Escola Clássica.
  • A Escola Keynesiana representa um regresso em relação a Escola Clássica.
  • A Escola Keynesiana representa uma estagnação do pensamento econômico em relação a Escola Clássica.
  • A Escola Keynesiana representa uma ruptura com a Escola Clássica.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que aponta o surgimento da escola Keynesiana é: "A Escola Keynesiana representa uma ruptura com a Escola Clássica." Isso ocorre porque as ideias de Keynes, como o Princípio da Demanda Efetiva, se opõem à Lei de Say e representam uma mudança significativa no pensamento econômico em relação à Escola Clássica.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais