Buscar

De acordo com Von Thünen, de que forma um proprietário de terras determinará o número adequado de trabalhadores a serem contratados?

Escola Marginalista

💡 3 Respostas

User badge image

Audrey Freitas

Tive que pesquisar, mas achei em um artigo:

Thünen é, antes do mais, o fundador da análise económica espacial pela sua teoria sobre a formação e estruturação do espaço agrícola, teoria que constitui um poderoso paradigma da modelização espacial, inspiradora de inúmeros estudos sobre a localização das actividade no espaço urbano desenvolvidos a partir dos anos 1960.

Von Thünen identifica a riqueza como algo escasso. Nesse sentido, sua teoria da renda da terra tem por objetivo explicar a melhor forma de utilizar essa escassez. Para ele, o proprietário é um ser passivo e o mercado seria o melhor locador do uso do solo. A renda seria a expressão da concorrência espacial.

Além da distância, Thünen considera que a origem da renda fundiária está associada também à possibilidade de os agricultores poderem, seguindo o seu interesse, optar por culturas mais ou menos intensivas do solo. De fato, diz-nos Thünen, uma cultura mais intensiva do solo, implica a utilização de um maior número de trabalhadores agrícolas para uma mesma área agrícola. No entanto, é de esperar que o produto de cada trabalhador suplementar empregado seja inferior ao que foi obtido pelo trabalhador precedente isto é, a produtividade marginal deste fator de produção é decrescente. Ora, o fato da produtividade marginal dos fatores ser decrescente, condiciona de modo diverso a opção pela intensificação da cultura consoante se trate de explorações próximas da cidade ou das que estão mais afastadas.

 

http://www.ggcn.uac.pt/mgcn/Tutoriais/3%20Tutorial_Cap%202%20do%20Compendio%20de%20Economia%20Regional.pdf

6
Dislike0
User badge image

Audrey Freitas

Por nada! 

6
Dislike0
User badge image

Marcelo Rafael Tumiski

Muito obrigado pela ajuda, Audrey...

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais