Buscar

Pergunta 1 O mecanismo de ação difere conforme cada classe de medicamento, sendo indispensável o conhecimento desse processo em cada classe de med...

Pergunta 1

O mecanismo de ação difere conforme cada classe de medicamento, sendo indispensável o conhecimento desse processo em cada classe de medicamentos. Dependendo do mecanismo de ação, os fármacos são divididos em dois grandes grupos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mecanismo de ação dos fármacos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A ação dos fármacos de ação inespecífica ocorre através da interação com moléculas ou íons do organismo, conforme as suas propriedades físico-químicas.
II. ( ) Os anestésicos gerais são um exemplo de substâncias que pertencem a esta classe de fármacos de ação inespecífica. Seu mecanismo de ação envolve a depressão inespecífica de biomembranas lipoprotéicas.
III. ( ) Fármacos de ação especifica tendem a proporcionar mais efeitos colaterais.
IV. ( ) Os fármacos de ação específica, quando atuam como inativadores de enzima, podem se apresentar de maneira competitiva ou não competitiva.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


1. V, F, F, V.
2. V, V, F, F.
3. F, V, V, F.
4. Correta: V, V, F, V.
5. F, F, V, V.

Essa pergunta também está no material:

FARMACOLOGIA AOL 1
7 pág.

Farmacologia Veterinária I Faculdade Maurício de Nassau de TeresinaFaculdade Maurício de Nassau de Teresina

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é a alternativa 2: V, V, F, F.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

V, V, F, V

I) a ação de fármacos de ação inespecífica ocorre através da interação com moléculas ou íons no organismo com base em suas propriedades físico-químicas. Esses fármacos não têm alvos moleculares específicos, como receptores ou enzimas, com os quais interagem seletivamente. Em vez disso, eles interagem de forma não seletiva ou inespecífica com várias moléculas no corpo devido às suas propriedades físico-químicas.

Os fármacos de ação inespecífica geralmente têm propriedades que os tornam capazes de se ligar ou interagir com uma variedade de substâncias em função de características como carga elétrica, solubilidade, tamanho molecular e afinidade por grupos químicos específicos. Como resultado, esses medicamentos podem ter efeitos amplos e variados no organismo.


II) os anestésicos gerais são um exemplo de fármacos de ação inespecífica. O mecanismo de ação dos anestésicos gerais envolve a depressão inespecífica de biomembranas lipoprotéicas, incluindo a membrana celular e, em particular, as membranas neuronais. Isso resulta na inibição da transmissão de sinais nervosos, levando à perda da consciência e à incapacidade de sentir dor.

Os anestésicos gerais não se ligam a alvos moleculares específicos, como receptores ou enzimas, mas sim perturbam as propriedades físicas das membranas celulares, afetando sua fluidez e função. Isso leva à redução da excitabilidade neuronal e à interrupção da transmissão dos impulsos nervosos, resultando na indução de um estado de inconsciência.


IV) os fármacos de ação específica que atuam como inativadores de enzimas podem fazê-lo de maneira competitiva ou não competitiva. Esses são dois dos principais tipos de inibição enzimática que podem ocorrer. Vou explicar brevemente cada um:

  1. Inibição competitiva: Nesse tipo de inibição, o fármaco (ou inibidor) se liga ao sítio ativo da enzima, competindo diretamente com o substrato natural. O inibidor se assemelha ao substrato e se liga à enzima de forma reversível. Como resultado, a capacidade da enzima de se ligar ao substrato é reduzida, levando a uma diminuição temporária da atividade enzimática. A inibição competitiva pode ser superada pelo aumento da concentração do substrato.
  2. Inibição não competitiva: Nesse tipo de inibição, o inibidor se liga a um sítio diferente da enzima, que não é o sítio ativo. Isso não interfere diretamente na ligação do substrato ao sítio ativo, mas altera a conformação da enzima de forma a inibir sua atividade. A inibição não competitiva geralmente não pode ser superada pelo aumento da concentração do substrato, pois não envolve a competição direta entre o inibidor e o substrato.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais