Buscar

Conforme dispõe o art. 19 de Lei 8.213/91, acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do...

Conforme dispõe o art. 19 de Lei 8.213/91, acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 da referida Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Sobre este assunto analise as afirmacoes a seguir. De acordo como a lei, o acidente do trabalho será caracterizado tecnicamente por um médico do convênio ou particular, contratado pela empresa, que tem que emitir parecer identificando o nexo entre o trabalho e o agravo. No caso de acidente ocorrido dentro das instalações da empresa durante o expediente, mas que gerarem afastamento inferior a 3 dias, não será preciso emitir o CAT Comunicado de Acidente do Trabalho. III - A empresa deve impor ações punitivas para evitar acidentes ocorridos quando um trabalhador se expõe consciente a riscos de acidentes, recusando-se a usar o EPI Equipamento de Proteção Individual. Entre as ações punitivas estão as advertências verbal e escrita, suspensão e até demissão por justa causa. IV Equiparam-se também ao acidente do trabalho o ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho. Está correto o que se afirma em III e IV. e IV. e III. lell.

A afirmação é FALSA. acidente do trabalho somente poderá ser caracterizado tecnicamente por um médico do INSS.
A afirmação é FALSA. Ocorrendo o acidente de trabalho, independentemente de afastamento ou não, é obrigatória a emissão da CAT por parte do empregador, sob pena de multa pelo Ministério do Trabalho que será cobrada, nos termos do art. 336 do Decreto 3.048/99, na forma do art. 286 do mesmo diploma legal (conforme abaixo), dependendo da gravidade apurada pelo órgão fiscalizador.
A afirmação III é VERDADEIRA. A alínea b do parágrafo único do artigo 158 da CLT estabelece que: Parágrafo único Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada: b) ao uso dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa. Desta forma, quando o empregador notar que seu funcionário não usa o EPI fornecido pela empresa poderá dispor de ações punitivas, como advertência, suspensão ou dispensa por justa causa. empregado poderia ser dispensado por justa causa em decorrência de não usar EPI com base na alínea h do art. 182 da CLT: indisciplina.
A afirmação IV é VERDADEIRA. item do art. 21 da Lei n. 8.213/91 equipara a acidente do trabalho: c) ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho.
a) Apenas a afirmação III é verdadeira.
b) Apenas a afirmação IV é verdadeira.
c) As afirmações III e IV são verdadeiras.
d) Nenhuma das afirmações é verdadeira.

Essa pergunta também está no material:

Captura de Tela 2023-09-27 as 16 56 47
1 pág.

Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa c) As afirmações III e IV são verdadeiras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais