Buscar

Na sociedade moderna ainda temos a prática de “patrimonizar” a cultura, ou seja, representar as culturas por meio de bens materiais e imateriais. I...

Na sociedade moderna ainda temos a prática de “patrimonizar” a cultura, ou seja, representar as culturas por meio de bens materiais e imateriais. Isso significa eleger paisagens, edificações, peças arqueológicas e demais fragmentos de uma realidade cultural, e reuni-las em um conjunto que expresse a totalidade de uma cultura no sentido de atribuir uma dimensão material à ideia de nação. É importante diferenciarmos, contudo, os conceitos de Estado, país, nação e território, uma vez que são termos diferentes, mas que, no senso comum, misturam-se em um mesmo contexto discursivo. Sobre os conceitos mencionados no texto acima:

I. País é composto pelas características naturais, econômicas, sociais e culturais do Estado.
II. Estado é ligado às questões identidade, relaciona o sentimento de pertencimento e união compartilhada entre os habitantes de um país.
III. Nação é o aparato político que garante o exercício da soberania, conjunto de instituições públicas que administra o território, o que envolve o governo, as escolas, os hospitais públicos e os departamentos de política.
IV. Território compreende o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.
a) I e IV.
b) II e III.
c) III e IV.

Essa pergunta também está no material:

Resposta Atividade 2 - Antropologia
8 pág.

Antropologia I Universidade SalvadorUniversidade Salvador

💡 4 Respostas

User badge image

Alex

I e IV

2
Dislike0
User badge image

Alex

I e IV . Resposta Correta. País se refere a todos os elementos que se encontram no território dominado por um Estado. Abrange as características naturais, econômicas, sociais e culturais que estão nesse território. Território é o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.

2
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa c) III e IV. Nação é o aparato político que garante o exercício da soberania, conjunto de instituições públicas que administra o território, o que envolve o governo, as escolas, os hospitais públicos e os departamentos de política. Território compreende o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais