Buscar

O Gestor Ambiental deve observar que o conhecimento adquirido com a ISO 9000, é que vai nortear a aplicação dos requisitos da ISO 14000. No Livro d...

O Gestor Ambiental deve observar que o conhecimento adquirido com a ISO 9000, é que vai nortear a aplicação dos requisitos da ISO 14000. No Livro de Qualidade Ambiental os autores Carpinetti & Gerolamo, comentam a integração entre o sistema de gestão ambiental ISO 14001 e o sistema de gestão ISO 9000 os quais passaram por revisão e uma edição foi lançada em 2015. Assim passamos a seguir a analise e correlação entre os sistemas desenvolvidas pelos autores, Cabendo ao Gestor Ambiental analisar os requisitos específicos da ISO 14001:2015 em cada uma das cláusulas que são apresentados e discutidos a seguir:

I- Na cláusula 4.2, a ISO 14001 estabelece que a organização deve identificar: as partes interessadas que tenham demandas relacionadas à gestão ambiental; quais são as necessidades e expectativas das partes interessadas; quais dessas necessidades e expectativas não são exigências legais.

II-Na cláusula 4.3, a norma esclarece que o escopo do sistema deve ser definido em função da ponderação de várias questões. Certamente o sistema de gestão ambiental tem que incluir em seu escopo aqueles aspectos de gestão relacionados ao atendimento de exigências legais. Além disso, a organização deve considerar as unidades e instalações físicas e outros aspectos relacionados ao contexto da organização. Um ponto importante é que a ISO 14001:2015, assim como a ISO 9001:2015, exige que a declaração de escopo seja documentada.

III-Na cláusula 4.4 a norma esclarece que a organização deve implementar e manter um sistema de gestão ambiental sem detalhar aspectos importantes sobre o projeto do sistema, como detalhado na ISO 9001:2015 e discutido . Um ponto importante é que, diferentemente da ISO 9001:2015, a ISO 14001:2015 não estabelece como requisito geral que a organização deva manter informação documentada sobre a operação do sistema assim como sobre registros dos resultados da operação além daquilo que é exigido minimamente, specificado nas outras cláusulas.

É correto o que se afirma em:


a. II e III
b. I , II e III
c. II
d. II e I
e. I , II e III

Essa pergunta também está no material:

AVF - Avaliação ciencia do ambiente
8 pág.

Ciências do Ambiente OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa "b. I, II e III".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais