Buscar

14. A obtenção do ferro metálico nas usinas siderúrgicas, a partir da hematita, envolve o equilíbrio Fe2O3(s) + 3 CO(g) ⇄ 2 Fe(s) + 3 CO2(g) a) E...

14. A obtenção do ferro metálico nas usinas siderúrgicas, a partir da hematita, envolve o equilíbrio Fe2O3(s) + 3 CO(g) ⇄ 2 Fe(s) + 3 CO2(g)
a) Escreva a expressão da constante de equilíbrio dessa reação em função das concentrações.
b) Sabendo-se que o valor de Kc = 1,33 x 103, sob determinada temperatura T, indique as substâncias predominantes no equilíbrio nessa temperatura.
c) Pode-se dizer que a adição de um catalisador aumenta o valor da constante de equilíbrio porque aumenta a velocidade da reação direta? Justifique.


Essa pergunta também está no material:

Lista exercícios Equilíbrio
4 pág.

Quimica Organica Avancada Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A expressão da constante de equilíbrio (Kc) dessa reação em função das concentrações é dada por: Kc = [Fe]²[CO2]³ / [Fe2O3][CO]³ b) Sabendo que o valor de Kc = 1,33 x 10³, sob determinada temperatura T, as substâncias predominantes no equilíbrio serão aquelas que possuem maior concentração em relação às outras. Para determinar isso, é necessário comparar as concentrações das substâncias envolvidas na reação com os valores numéricos das constantes de equilíbrio. c) A adição de um catalisador não afeta o valor da constante de equilíbrio (Kc). O catalisador aumenta a velocidade da reação, acelerando tanto a reação direta quanto a reação inversa, mas não altera a posição de equilíbrio. Portanto, não há influência na constante de equilíbrio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais