A principal função das proteínas integrais e periféricas na membrana celular é:
• atuar como envoltório externo, delimitando a célula. • conferir a proteção mecânica da célula. • compor a estrutura básica da célula. • atuar como receptoras e transportadoras de moléculas. • conferir capacidade de permeabilidade seletiva à célula.
A obtenção de elétrons ricos em energia, o acúmulo de íons H+ e a utilização da energia do movimento do H+ para produção de ATP é o mecanismo realizado por qual via metabólica estudada nessa unidade?
1. Catabolismo e anabolismo. 2. Ciclo de Krebs. 3. Cadeia respiratória. 4. Gliconeogênese.
O saldo energético final da cadeia respiratória a partir de uma molécula de glicose é de:
1. do meio menos concentrado para o meio mais concentrado e o principal exemplo é a bomba de sódio e potássio. 2. contra o gradiente de concentração e precisa de transportadores para moléculas maiores. 3. a favor do gradiente de concentração e pode ser classificado em difusão simples, facilitada e osmose. 4. contra o gradiente de concentração e pode ser classificado em difusão simples, facilitada e osmose. 5. a favor o gradiente de concentração e o principal exemplo é a osmose, quando o soluto do meio concentrado passar o meio menos concentrado.