Pergunta 1
0,1/0,1
A estudo da fisiologia abrange muitas áreas de estudo, tornando-a muito complexa. Portanto, uma das estratégias é dividi-la pa...
Pergunta 1
0,1/0,1
A estudo da fisiologia abrange muitas áreas de estudo, tornando-a muito complexa. Portanto, uma das estratégias é dividi-la para que se possa ter conhecimentos aprofundados de cada parte. Posteriormente, diferentes componentes podem ser estudados juntos para o entendimento de uma função específica. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a divisão da fisiologia, analise os tipos de relações a seguir e associe-os com suas respectivas características: 1) Estrutura celular. 2) Sistema nervoso. 3) Sistemas sensoriais. 4) Sistema endócrino. 5) Sistema muscular. ( ) É composto por tecidos e órgãos responsáveis pela produção de substâncias para regulamento do organismo. ( ) É um sistema de regulação do organismo, cuja função é realizada através de uma rede de pulsos pelo corpo. ( ) Contribui para execução de movimentos, produzir calor e outras funções. ( ) Transforma estímulos do ambiente em pulsos para informar o organismo sobre o ambiente em seu entorno. ( ) Estrutura base para os outros sistemas do organismo, que possui diferentes estruturas para sua manutenção e dá forma aos tecidos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Com base nessas informações e no que foi estudado sobre composição da membrana plasmática, pode-se afirmar que a região polar da membrana é importante, porque:
1. Correta: ela é a parte da membrana que apresenta interação com a água. 2. é uma camada resistente e que interaja com o meio intracelular. 3. atravessa substâncias agressivas ao meio extracelular. 4. interage com ácidos e com o meio extracelular. 5. mantém a homeostase dentro da célula eucarionte.
Com base no texto e no que foi estudado sobre células contrateis e fibra muscular, pode-se afirmar que a fibra colágena presente na estrutura do músculo esquelético é importante, porque:
1. gera energia para o sarcolema. 2. ajuda o músculo para inclinar a miosina. 3. Correta: gera resistência durante as contrações nos tendões. 4. libera moléculas de ADP durante o estado de repouso. 5. gera a liberação de Ca2+.
e Na+/K+, potencial dinâmico e permeabilidade seletiva da membrana. ( ) Potencial de depolarização que, se ultrapassado, resulta no início da depolarização. ( ) Período no qual há a hiperpolarização, onde a membrana está com uma carga diferente da do repouso. ( ) Período em que as cargas elétricas acabaram de retornar à condição inicial, em que os gradientes de contração de Na+ e K+ retornam aos valores normais da célula.
A contração muscular depende do músculo estriado esquelético, pois ele tem como principal função gerar movimento. O que se sabe é que há uma série de sistemas envolvidos na hora do movimento, dentre eles, o sistema contrátil, sistema nervoso, membranas e sistemas que geram energia. ( ) Inclinação da cabeça de miosina e deslizamento entre miosina e actina. ( ) Estado inicial de repouso da miosina. ( ) Aumento da concentração de íons de Ca2+ formando a ponte-cruzada. ( ) Quebra de ATP e retorno ao estado de repouso. ( ) Ligação de ATP e quebra da ponte cruzada.