Buscar

O processo de usinagem utiliza ferramentas sob parâmetros de corte definidos pelo fabricante, o que garante a sua aplicação correta. Os principais ...

O processo de usinagem utiliza ferramentas sob parâmetros de corte definidos pelo fabricante, o que garante a sua aplicação correta. Os principais parâmetros são a velocidade de corte, a velocidade de avanço e a profundidade de corte.Os parâmetros de corte influenciam na qualidade superficial da peça, assim como na forma do cavaco. O formato da ferramenta também influencia no tipo de cavaco, dependendo das alterações geométricas e dos ângulos adotados. O cavaco obtido durante a operação de usinagem pode ser contínuo, descontínuo ou segmentado.O ideal é que seja descontínuo ou segmentado, pois isso reduz o risco de acidente e facilita a armazenagem. 

Imagine que você é engenheiro de processos de uma empresa de usinagem e há um problema de cavaco contínuo ocorrendo. O processo é executado em torno convencional, o material em usinagem é o aço SAE 1045 e a ferramenta de corte é de metal duro. Observe a imagem a seguir: à esquerda, a situação atual, com acúmulo na peça ou ferramenta. Já à direita está um exemplo da situação ideal. 

Com base nessas informações, defina duas alterações do processo de usinagem para que o tipo de cavaco se torne descontínuo. 

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para que o tipo de cavaco se torne descontínuo no processo de usinagem, você pode fazer duas alterações: 1. Ajustar a velocidade de corte: Reduza a velocidade de corte para evitar o acúmulo de material e permitir que o cavaco se quebre em pedaços menores. 2. Aumentar a profundidade de corte: Aumente a profundidade de corte para criar um maior espaço entre a ferramenta e a peça, permitindo que o cavaco se quebre e seja removido com mais facilidade. Essas alterações ajudarão a evitar o acúmulo de cavaco e tornar o tipo de cavaco descontínuo, reduzindo o risco de acidentes e facilitando a armazenagem.

0
Dislike0
User badge image

Cleber Soares

Padrão de resposta esperado

Para alterar o tipo de cavaco em um processo de usinagem é necessário alterar os parâmetros de corte, o formato da ferramenta ou a adição de uma força mecânica externa. Considerando isso, é possível aumentar a velocidade de avanço, pois com avanço maior o rompimento do cavaco é facilitado. Também é possível alterar a profundidade de corte e a velocidade de corte, de modo a obter o cavaco descontínuo. 

Além da opção sugerida acima, ainda é possível adotar outras medidas para facilitar a quebra do cavaco, como: 

seleção de uma pastilha de metal duro com quebra-cavaco desenvolvido pelo fabricante, recomendada para o material da peça e operação de usinagem aplicada na empresa. 

adição de fluido de corte no processo,sendo que o jato deve ficar no sentido contrário ao da geração do cavaco. Isso permite a quebra do cavaco, devido à força do jato. 

aumento do ângulo de saída da ferramenta,o que aumenta a deformação e facilita a quebra do cavaco. 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais