Buscar

Leia o excerto abaixo: “Devido à relativa semelhança entre células malignas e normais do corpo, o grande desafio para o tratamento de cânceres é a...

Leia o excerto abaixo:

“Devido à relativa semelhança entre células malignas e normais do corpo, o grande desafio para o tratamento de cânceres é a distinção entre essas células. O tratamento da maioria dos casos de câncer consiste na combinação de diferentes técnicas como, por exemplo, cirurgia e quimioterapia. Esta última baseia-se na busca por destruição das células neoplásicas, que têm como característica o fato de se dividirem muito mais rápido que a maioria das células normais. Contudo, podem ocorrer efeitos secundários importantes naquelas células normais de crescimento rápido, como as gastrointestinais, capilares e as do sistema imunológico, causando diarreia, náuseas, vômitos, alopecia e maior susceptibilidade às infecções.”

Fármacos antineoplásicos constituem uma categoria de fármacos cujo emprego como agente quimioterápico tem aumentado nas últimas décadas. Considerando as informações presentes no texto, marque a alter


A

A quimioterapia é a única técnica utilizada no tratamento de câncer, não sendo necessário o uso de cirurgia.
B

Os fármacos antineoplásicos têm como principal característica a destruição seletiva das células malignas, sem afetar as células normais.
C

Os efeitos colaterais dos fármacos antineoplásicos estão relacionados apenas às células malignas, não afetando as células normais.
D

Os fármacos antineoplásicos têm como principal objetivo a estimulação do crescimento das células normais, inibindo o crescimento das células malignas.
E

Os fármacos antineoplásicos podem causar efeitos colaterais importantes nas células normais de crescimento rápido, como as gastrointestinais, capilares e as do sistema imunológico.

Essa pergunta também está no material:

AV2 FARMACOLOGIA APLICADA
10 pág.

Farmacologia Aplicada Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "Os fármacos antineoplásicos podem causar efeitos colaterais importantes nas células normais de crescimento rápido, como as gastrointestinais, capilares e as do sistema imunológico." Isso ocorre porque esses medicamentos, embora sejam eficazes na destruição das células malignas, também podem afetar células normais que se dividem rapidamente, causando efeitos colaterais como diarreia, náuseas, vômitos, alopecia e maior susceptibilidade às infecções.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais