Buscar

FUNDAMENTOS DE MARKETING Unidade II 3 MARKETING X ESTRATÉGIAS O marketing, em sua totalidade, pode ser usado como subsídio para a tomada de decis...

FUNDAMENTOS DE MARKETING

Unidade II
3 MARKETING X ESTRATÉGIAS

O marketing, em sua totalidade, pode ser usado como subsídio para a tomada de decisão de forma mais precisa por meio de planos e ações estratégicas, ou seja, nada pode ser aleatório, tudo o que se faz deve ser cautelosamente calculado, uma vez que estamos sempre envolvendo pessoas, sentimentos, objetivos e, em alguns casos, investimentos financeiros.

Entretanto, antes de criar estratégias orientadas pelo marketing, o gestor precisa identificar qual é a filosofia que a empresa pretende manter e apresentá-la ao mercado. Vamos às orientações da empresa para o mercado.

3.1 Orientações das empresas

Sempre, nas decisões de uma empresa, dever-se-á saber as prioridades, os interesses e os objetivos que irão nortear as ações de marketing, para que não haja desperdício de recursos, o que pode acarretar, inclusive, perda de clientes. A orientação da empresa é responsável não apenas por nortear o marketing, mas também por projetos estratégicos como um todo e por conduzir os pensamentos dos colaboradores com relação à empresa; ainda influenciará na definição dos objetivos. Vamos entender agora as orientações citadas.

1. Orientação de produto: empresas que adotam essa filosofia investem seus recursos no desenvolvimento e aprimoramento de seus produtos, a fim de alcançar um nível de qualidade superior. Nesse caso, o centro das atenções, para o marketing, acaba se tornando o próprio produto. É preciso cuidado para não fechar os olhos para as outras variáveis do marketing, porque ter apenas um ótimo produto não é suficiente. No mínimo, é preciso estabelecer um preço condizente, distribuir o produto adequadamente e divulgá-lo, pois as pessoas não compram o que não conhecem.

2. Orientação de produção: é um dos conceitos mais antigos de atuação no mercado. Tem como objetivo aprimorar o processo de produção para produzir em grande escala, otimizar custos que possam acarretar produtos com preços baixos, para assim vender mais e mais barato. O objetivo é vender para a grande massa de uma forma mais padronizada e conquistar clientes por meio do preço. Você já deve ter ouvido uma frase famosa atribuída a Henry Ford, nos primórdios da indústria automobilística: “compre qualquer carro, desde que seja um Ford preto”. Veja que não havia opções para o cliente.

3. Orientação de vendas: nesse caso, o objetivo é vender aquilo que se produz e não produzir aquilo que se vende, ou seja, aquilo que o mercado quer. As empresas destinam seus esforços para criar estratégias de vendas mais agressivas, para aumentar o volume de vendas do produto, sem se preocupar muito com o que os clientes esperam. A persuasão é imprescindível, pois essas empresas acreditam que se convencerem o cliente, ele comprará o produto e é o suficiente. Isso é muito sério, porque é preciso considerar que se o cliente foi apenas levado a comprar um produto, sem entender suas expectativas, há grande chance de ele se arrepender ou se decepcionar. Assim, a probabilidade de ele fazer uma divulgação negativa do produto é muito grande.

4. Orientação de marketing: surgiu em meados da década de 1950, período em que as empresas mudaram sua filosofia, visando a encontrar produtos para seus clientes e não mais clientes para seus produtos, ou seja, as empresas começaram a perceber que, ao conhecer o cliente, a probabilidade de satisfazê-lo era muito maior e, com sua satisfação, aumentavam-se o número de clientes e o volume de compras.

A orientação de marketing pretende fazer a diferença para as empresas, apresentando diferenciais entre os concorrentes, além de proporcionar um produto ou serviço capaz de ter valor superior aos olhos do cliente, ou seja, que tenha valor para ele. Assim, nas empresas que têm orientação para o marketing, o cliente está no centro das atenções e deve ter seus desejos e necessidades satisfeitos.

Empresas de qualquer tamanho podem migrar sua orientação para o marketing, o que é preciso fazer é entender seus objetivos e mudar paradigmas, tendo em vi


Essa pergunta também está no material:

Livro Texto Fundamentos de Marketing Unidade II Unip
30 pág.

Fundamentos de Marketing Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A filosofia de marketing que visa encontrar produtos para os clientes e não mais clientes para os produtos é conhecida como orientação de marketing. Essa abordagem coloca o cliente no centro das atenções e busca satisfazer seus desejos e necessidades. Empresas que adotam essa orientação buscam diferenciar-se dos concorrentes e oferecer produtos ou serviços de valor superior aos olhos do cliente. É importante entender os objetivos da empresa e estar disposto a mudar paradigmas para migrar para uma orientação de marketing.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais