Buscar

Quando um laudo traz a presença de ASCH significa que o analista identificou a presença de células escamosas atípicas, com características mistas, ...

Quando um laudo traz a presença de ASCH significa que o analista identificou a presença de células escamosas atípicas, com características mistas, não sendo possível descartar a presença de atipias malignas. É um resultado indeterminado, mas com elevado risco de existirem lesões epiteliais de alto grau (NIC 2 ou NIC 3). A presença de ASCH indica a realização da colposcopia e da biópsia do colo do útero. As lesões pré-malignas do colo do útero identificadas pelo Papanicolau são atualmente descritas como Lesão Intraepitelial escamosa de baixo grau (LSIL) ou Lesão Intraepitelial escamosa de alto grau (HSIL). A LSIL indica uma displasia branda, uma lesão pré-maligna com baixo risco de ser câncer. A LSIL pode ser causada por qualquer tipo de HPV, seja ele agressivo ou não, e tende a desaparecer após 1 ou 2 anos, conforme o organismo da mulher consegue eliminar o HPV do seu corpo. O paciente com LSIL no Papanicolau costuma ter NIC 1 (lesão pré-maligna de baixo risco) na biópsia. Porém, cerca de 16% das pacientes têm NIC 2 (lesão pré-maligna moderada) e 5% têm NIC 3 (lesão pré-maligna avançada). O risco de um resultado LSIL indicar um câncer é de apenas 0,1%. Obs.: antigamente o LSIL era chamado de NIC 1 (Neoplasia Intraepitelial Cervical grau 1). O termo NIC deixou de ser indicado nos laudos de Papanicolau em 2001, pois, como vimos, nem todo LSIL corresponde realmente a uma lesão NIC 1 na biópsia. Portanto, NIC 1, NIC 2 e NIC 3 atualmente só devem ser usados para descrever resultados da biópsia feita por colposcopia. No Papanicolau, o correto é usar os acrômios LSIL ou HSIL. Nesse sentido, considere o seguinte caso clínico: secundigesta, 28 anos, 10 semanas de gestação. Veio à consulta de pré-natal para checar resultado de exames complementares. A colpocitologia evidenciou células escamosas atípicas de significado indeterminado que não pode excluir lesão de alto grau. Sobre o caso clínico apresentado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A gestante possui alteração no CCO e à biópsia, que deve ser feita apenas em suspeita de lesão invasiva, e de tratamento, que geralmente deverá ser realizado apenas após o final da gestação.
( ) Pela recomendação do MS, a gestante com ASC-H deve ser encaminhada à colposcopia e a biópsia realizada apenas frente a suspeita de lesão invasiva. Assim, a paciente deve ser reavaliada 90 dias após o parto para confirmação diagnóstica e decisão terapêutica.
( ) Na gestante, evitamos ao máximo realizar biópsia pelo risco aumentado de sangramento.
( ) Deve-se recomendar tratamento destrutivo com urgência.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - V - F - V.
B V - F - V - F.
C F - F - F - V.
D V - V - V - F.

Respostas

User badge image

Aline Gerhardt

Resposta: VVVF (corrigida pelo AVA)

3
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é: B) V - F - V - F.

0
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando