Buscar

Paciente masculino, 66 anos, procura o ambulatório com queixa de disfagia progressiva com várias semanas de evolução. Diabético e tabagista crônico...

Paciente masculino, 66 anos, procura o ambulatório com queixa de disfagia progressiva com várias semanas de evolução. Diabético e tabagista crônico. Refere consumo regular de álcool. Observando-se os dados de identificação do paciente, constata-se que é natural de região endêmica para doença de Chagas. Solicita-se, para fins de investigação diagnóstica, exame endoscópico do esôfago. Na semana seguinte, o paciente retorna ao consultório trazendo consigo o resultado da endoscopia. Refere que foi coletado material para biópsia, mas o laudo anátomopatológico ainda não f

I. A exposição crônica ao álcool e ao tabaco associa-se a um maior risco para o desenvolvimento tanto do adenocarcinoma quanto do carcinoma escamocelular do esôfago, neoplasias malignas com altas taxas de letalidade.
II. O eventual achado endoscópico de uma ulceração irregular de grandes dimensões, localizada no terço médio do esôfago, sugeriria o diagnóstico de carcinoma escamocelular do esôfago.
III. Na maioria dos casos, o carcinoma escamocelular do esôfago é observado no contexto do “esôfago de Barrett”.
IV. O eventual achado endoscópico de um esôfago de calibre aumentado, com motilidade reduzida ou ausente, favoreceria a hipótese diagnóstica de acalásia, que cursa com a destruição progressiva de células ganglionares locais.
V. Considerando-se a hipótese de acalásia, esta pode ser secundária à diabetes e/ou, sendo o paciente oriundo de região endêmica para a doença de Chagas, à infecção pelo Trypanosoma cruzi.
Todas as proposições são verdadeiras.
Todas as proposições são falsas.
Somente II é falsa.
Somente III é falsa.

Essa pergunta também está no material:

PATO P2 MANHA_
12 pág.

Medicina Universidade do Sul de Santa CatarinaUniversidade do Sul de Santa Catarina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as informações fornecidas, podemos verificar as seguintes afirmações: I. A exposição crônica ao álcool e ao tabaco associa-se a um maior risco para o desenvolvimento tanto do adenocarcinoma quanto do carcinoma escamocelular do esôfago, neoplasias malignas com altas taxas de letalidade. Essa afirmação é verdadeira. O consumo crônico de álcool e o tabagismo estão associados a um maior risco de desenvolvimento de câncer de esôfago, tanto do tipo adenocarcinoma quanto do tipo carcinoma escamocelular. II. O eventual achado endoscópico de uma ulceração irregular de grandes dimensões, localizada no terço médio do esôfago, sugeriria o diagnóstico de carcinoma escamocelular do esôfago. Essa afirmação é verdadeira. A presença de uma ulceração irregular de grandes dimensões no terço médio do esôfago é sugestiva de carcinoma escamocelular do esôfago. III. Na maioria dos casos, o carcinoma escamocelular do esôfago é observado no contexto do "esôfago de Barrett". Essa afirmação é falsa. O carcinoma escamocelular do esôfago não está necessariamente associado ao esôfago de Barrett. O esôfago de Barrett é uma condição na qual o revestimento normal do esôfago é substituído por tecido semelhante ao do intestino delgado. IV. O eventual achado endoscópico de um esôfago de calibre aumentado, com motilidade reduzida ou ausente, favoreceria a hipótese diagnóstica de acalásia, que cursa com a destruição progressiva de células ganglionares locais. Essa afirmação é verdadeira. O achado endoscópico de um esôfago de calibre aumentado, com motilidade reduzida ou ausente, é sugestivo de acalásia, uma condição caracterizada pela destruição progressiva das células ganglionares locais. V. Considerando-se a hipótese de acalásia, esta pode ser secundária à diabetes e/ou, sendo o paciente oriundo de região endêmica para a doença de Chagas, à infecção pelo Trypanosoma cruzi. Essa afirmação é verdadeira. A acalásia pode ser secundária à diabetes e/ou à infecção pelo Trypanosoma cruzi, o parasita causador da doença de Chagas. Portanto, a única afirmação falsa é a III.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais