Buscar

Ao analisar a obra de Marx, Harry braverman afirma: "(...) nenhuma sociedade antes do capitalismo subdividiu sistematicamente o trabalho de cada e...

Ao analisar a obra de Marx, Harry braverman afirma:

"(...) nenhuma sociedade antes do capitalismo subdividiu sistematicamente o trabalho de cada especialidade produtiva em operações limitadas. Essa forma de divisão do trabalho torna-se generalizada apenas com capitalismo" (BRAVERMAN, 1977, p. 70).

Sabendo disto, analise as afirmações abaixo:

(V) No capitalismo, as operações de cada etapa do processo produtivo são separadas e atribuídas a diferentes trabalhadores, que não tendo mais a posse dos meios de produção e contando apenas com a sua força de trabalho, a vendem ao capitalista (proprietário desses meios).

(V) No capitalismo, o trabalhador, que antes possuía o conhecimento e o domínio do processo produtivo, passa a realizar funções específicas e a estar submetido a um processo de barateamento e desqualificação da sua força de trabalho.
(F) No capitalismo, o trabalhador passa a poder desenvolver todas as sua potencialidades enquanto produtor, o trabalhador se torna mais significativo e mais efetivo para o trabalho. Assim, no capitalismo, o trabalhador tem mais oportunidade de desenvolvimento social sem a exploração pelo próprio capitalismo.

Assumindo V para o que for verdadeiro e F para as afirmativas falsas, sobre o pensamento da teoria marxista acerca da divisão do trabalho no capitalismo:


A) V-V-F
B) V-F-V
C) F-F-V
D) V-V-V
E) F-V-V

Essa pergunta também está no material:

7 pág.

Sociologia das Contradições Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa B) V-F-V.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais