Desde o século XX, a Organização das Nações Unidas (ONU) tem tido como pauta a questão ambiental, visto o alto índice de exploração e degradação do meio ambiente dado, em muito, pelo descaso histórico das grandes corporações em face do impacto de sua produção na flora e na fauna mundial. Ainda que os países sejam os únicos responsáveis por criar políticas de preservação de seu meio ambiente, a ONU tem movido esforços para construir um senso de responsabilidade global, incentivando e influenciando diversos países a assumirem o compromisso de cuidar do planeta.
Fonte: Texto elaborado
para esta questão.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Entre as muitas ações movidas pela ONU a fim de promover um estímulo à preservação do meio ambiente, está a criação do Greenpeace, em 1971, organização formada pelo incentivo de diversos países que atua na fiscalização e na promoção de ações em prol do meio ambiente.
PORQUE
Ainda que atualmente a ONU conte com cerca de 193 países, nem todos desprendem os esforços necessários para que sejam atingidos os objetivos de preservação ambiental, assim, sendo necessário um órgão de fiscalização externo, como é o caso do Greenpeace.
Acerca dessas asserções e da relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta.
Ed
há 2 anos
A partir das informações apresentadas, podemos avaliar as asserções e a relação proposta entre elas. A primeira asserção afirma que uma das ações promovidas pela ONU para estimular a preservação do meio ambiente foi a criação do Greenpeace em 1971. A segunda asserção afirma que nem todos os cerca de 193 países que compõem a ONU dedicam os esforços necessários para atingir os objetivos de preservação ambiental, sendo necessário um órgão de fiscalização externo, como o Greenpeace. Dessa forma, a relação proposta entre as asserções é de causa e efeito, onde a criação do Greenpeace é uma resposta à falta de empenho de alguns países em relação à preservação ambiental. Portanto, a alternativa correta seria: - As duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.