Buscar

2) A preocupação com um ensino voltado para a construção da ideia de "nação brasileira" marcou a inserção da disciplina de História nas escolas do ...

2)

A preocupação com um ensino voltado para a construção da ideia de "nação brasileira" marcou a inserção da disciplina de História nas escolas do Brasil. Sobre as reformas e legislações que influenciaram o ensino da disciplina de História, relacione a segunda coluna com a primeira:

(1) Reforma Francisco Campos, em 1931.

(2) Reforma Gustavo Capanema, em 1942.

(3) Lei 1.359/1959.

(a) A História do Brasil ganhou autonomia e a disciplina foi utilizada para glorificar a nação, legitimar e justificar o regime do Estado Novo.

(b) Ampliou a carga horária para História do Brasil, além de introduzir a disciplina de História da América.

(c) A História nacional esteve integrada à universal, além de pretender evitar o nacionalismo exacerbado.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A preocupação com um ensino voltado para a construção da ideia de "nação brasileira" marcou a inserção da disciplina de História nas escolas do Brasil. Sobre as reformas e legislações que influenciaram o ensino da disciplina de História, temos a seguinte correspondência: (1) Reforma Francisco Campos, em 1931. - (c) A História nacional esteve integrada à universal, além de pretender evitar o nacionalismo exacerbado. (2) Reforma Gustavo Capanema, em 1942. - (a) A História do Brasil ganhou autonomia e a disciplina foi utilizada para glorificar a nação, legitimar e justificar o regime do Estado Novo. (3) Lei 1.359/1959. - (b) Ampliou a carga horária para História do Brasil, além de introduzir a disciplina de História da América.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais