Buscar

Sobre a forma federativa de Estado, assinale a alternativa CORRETA: Essa forma de Estado surgiu na Constituição dos Estados Unidos da América, com...

Sobre a forma federativa de Estado, assinale a alternativa CORRETA:

Essa forma de Estado surgiu na Constituição dos Estados Unidos da América, como resultado de revisão aos “Artigos de Confederação”, que foi realizada, com a participação de todos os Estados, na cidade de Filadélfia, em 1787.
São características do Estado federal, entre outras, a autonomia de seus entes, a existência de uma Constituição como fundamento jurídico, a existência de direito de secessão de seus entes, a repartição de competências e a repartição de rendas.
A ordem constitucional brasileira utiliza, desde a Constituição de 1891, as técnicas de repartição horizontal e vertical para a repartição de competências.
Na repartição promovida pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, após análise dos conteúdos das competências atribuídas aos entes federativos, pode-se observar uma acentuada concentração de poderes entre as atribuições da União.
A
B
C
D

Essa pergunta também está no material:

Direitos Humanos e Cidadania Avaliação II - Individual
7 pág.

Direito Constitucional e Direito Comercial e do Consumidor Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Na repartição promovida pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, após análise dos conteúdos das competências atribuídas aos entes federativos, pode-se observar uma acentuada concentração de poderes entre as atribuições da União." A questão apresenta informações sobre a forma federativa de Estado, destacando a sua origem nos Estados Unidos da América e suas características, como a autonomia dos entes, a existência de uma Constituição como fundamento jurídico, a existência de direito de secessão de seus entes, a repartição de competências e a repartição de rendas. Em seguida, a questão apresenta informações sobre a ordem constitucional brasileira, destacando que desde a Constituição de 1891, utiliza-se as técnicas de repartição horizontal e vertical para a repartição de competências. E, por fim, a questão destaca que na repartição promovida pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, há uma acentuada concentração de poderes entre as atribuições da União.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais