Buscar

[Laboratório Virtual – Estequiometria] Os estudos de estequiometria são utilizados para determinar a quantidade de reagentes que deve ser usada e a...

[Laboratório Virtual – Estequiometria] Os estudos de estequiometria são utilizados para determinar a quantidade de reagentes que deve ser usada e a quantidade de produtos que será obtida nas reações químicas. No experimento em questão será avaliado duas hipóteses para a reação de decomposição de bicarbonato de sódio (NaHCO3), uma destas hipóteses está representada na equação a seguir:

Nesse sentido, calcule a massa em gramas de hidróxido de sódio formado a partir da reação de decomposição de 5 gramas do bicarbonato de sódio.

Dados: Na: 23 g/mol; H: 1g/mol; C: 12 g/mol; O: 16 g/mol

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a massa em gramas de hidróxido de sódio formado a partir da reação de decomposição de 5 gramas do bicarbonato de sódio, é necessário primeiro balancear a equação química: 2 NaHCO3 → Na2CO3 + H2O + CO2 A partir da equação balanceada, pode-se ver que a proporção molar entre NaHCO3 e NaOH é de 2:2, ou seja, 1:1. Isso significa que a quantidade de NaOH formada será igual à quantidade de NaHCO3 utilizado. Para calcular a quantidade de NaHCO3 em 5 gramas, é necessário dividir a massa pelo peso molecular: 5 g / 84 g/mol = 0,0595 mol Assim, a quantidade de NaOH formada também será de 0,0595 mol. Para calcular a massa de NaOH, é necessário multiplicar a quantidade de mol por seu peso molecular: 0,0595 mol x 40 g/mol = 2,38 g Portanto, a massa em gramas de hidróxido de sódio formado a partir da reação de decomposição de 5 gramas do bicarbonato de sódio é de 2,38 g.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais