Buscar

Explique o contrato de depósito e suas especificidades. Explique o contrato de mandato e suas especificidades. Estabelecer conceito, característica...

Explique o contrato de depósito e suas especificidades. Explique o contrato de mandato e suas especificidades.
Estabelecer conceito, características, partes e objeto, espécies de depósito, direitos e obrigações das partes, negativa de devolução da coisa depositada e extinção do contrato.
Estabelecer denominação, conceito, partes, características, forma, substabelecimento, objeto do mandato, espécies (mandato judicial e extrajudicial), conteúdo do mandato, direitos e obrigações das partes, irrevogabilidade do mandato e extinção do contrato.

Essa pergunta também está no material:

PlanoDeAula_478520
2 pág.

Direito Civil II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O contrato de depósito é aquele em que uma pessoa (depositante) entrega a outra (depositário) uma coisa móvel para que esta a guarde, devolva ou restitua a quem de direito. O depósito pode ser voluntário ou necessário. No depósito voluntário, o depositante entrega a coisa ao depositário por sua livre vontade, enquanto no depósito necessário, a lei obriga o depositário a receber a coisa, como no caso do depósito judicial. As espécies de depósito são: depósito próprio, quando o depositário é o proprietário da coisa depositada; depósito impróprio, quando o depositário não é o proprietário da coisa depositada; depósito necessário, quando a lei obriga o depositário a receber a coisa depositada. As partes do contrato de depósito são o depositante e o depositário. O objeto do contrato é a coisa depositada. O depositário tem o dever de guardar a coisa depositada com diligência e restituí-la ao depositante ou a quem este indicar. O depositante tem o direito de receber a coisa depositada de volta e o dever de pagar as despesas necessárias para a guarda da coisa. A negativa de devolução da coisa depositada é uma hipótese em que o depositário se recusa a devolver a coisa depositada ao depositante ou a quem este indicar. Nesse caso, o depositante pode exigir a devolução da coisa ou a indenização pelos prejuízos sofridos. A extinção do contrato de depósito ocorre quando a coisa depositada é devolvida ao depositante ou a quem este indicar, quando o depositário restitui a coisa a quem de direito ou quando a coisa é perdida ou destruída sem culpa do depositário. O contrato de mandato é aquele em que uma pessoa (mandante) confia a outra (mandatário) a realização de determinado negócio jurídico em seu nome. O mandato pode ser expresso ou tácito. No mandato expresso, as partes estabelecem as condições do contrato por escrito ou verbalmente. No mandato tácito, as condições do contrato são deduzidas das circunstâncias do caso concreto. As partes do contrato de mandato são o mandante e o mandatário. O objeto do contrato é a realização de determinado negócio jurídico em nome do mandante. O mandatário tem o dever de agir com diligência e lealdade na realização do negócio jurídico. O mandante tem o direito de exigir a realização do negócio jurídico e o dever de pagar as despesas necessárias para a sua realização. O mandato pode ser judicial ou extrajudicial. O mandato judicial é aquele em que o mandatário é nomeado pelo juiz para representar o mandante em um processo judicial. O mandato extrajudicial é aquele em que o mandatário é nomeado pelo mandante para representá-lo em negócios jurídicos fora do âmbito judicial. A irrevogabilidade do mandato é uma hipótese em que o mandante não pode revogar o mandato antes de sua conclusão, salvo se houver justa causa. A extinção do contrato de mandato ocorre quando o negócio jurídico é realizado, quando o mandante revoga o mandato ou quando o mandatário renuncia ao mandato.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais