Buscar

O dano moral coletivo é reconhecido pelo Direito do Trabalho, que traz regramento para o assunto. Sobre o tema, analise os itens abaixo e, em segui...

O dano moral coletivo é reconhecido pelo Direito do Trabalho, que traz regramento para o assunto. Sobre o tema, analise os itens abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Tem por objetivo reparar ofensas a interesses de natureza individual dignos de tutela.

II. Os danos morais coletivos correspondem a injustas e intoleráveis lesões ao patrimônio ético-cultural de um indivíduo.

III. No âmbito das relações laborais, o dano moral coletivo caracteriza-se quando a conduta antijurídica praticada contra trabalhador extrapola o o mero dissabor do cotidiano.

IV. O direito ao meio ambiente de trabalho sadio e equilibrado é difuso.

V. Os requisitos autorizadores da responsabilidade civil por dano moral coletivo são ato ilícito, culpa do empregador, traduzida no desrespeito às normas afetas aos mais elementares direitos trabalhistas, dano aos trabalhadores e nexo de causalidade.

Apenas os itens I, II, IV e V estão corretos.

Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

Apenas os itens I, II, e V estão corretos.

Apenas os itens I, II e III estão corretos.

Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos." Justificativa: - Item I: Correto. O dano moral coletivo tem como objetivo reparar ofensas a interesses de natureza individual dignos de tutela. - Item II: Correto. Os danos morais coletivos correspondem a injustas e intoleráveis lesões ao patrimônio ético-cultural de um indivíduo. - Item III: Correto. No âmbito das relações laborais, o dano moral coletivo caracteriza-se quando a conduta antijurídica praticada contra trabalhador extrapola o mero dissabor do cotidiano. - Item IV: Correto. O direito ao meio ambiente de trabalho sadio e equilibrado é difuso. O item V está incorreto, pois os requisitos autorizadores da responsabilidade civil por dano moral coletivo são: ato ilícito, dano aos trabalhadores e nexo de causalidade. A culpa do empregador não é um requisito, mas pode ser considerada como um fator agravante.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais