Buscar

Em uma decisão, a Justiça do Trabalho condenou uma empresa a pagar indenização por “dano moral coletivo” por “prática reiterada de desrespeito aos ...

Em uma decisão, a Justiça do Trabalho condenou uma empresa a pagar indenização por “dano moral coletivo” por “prática reiterada de desrespeito aos direitos trabalhistas”. Em outra decisão, houve a condenação ao pagamento de indenização por dano social, decorrente da prática de “conduta antissindical”. Sobre os fundamentos a sustentar as referidas decisões, é correto afirmar:

A utilização de institutos jurídicos com vistas a precarizar as condições de trabalho, fraudando a aplicação de preceitos de ordem pública, especialmente no que tange à segurança e saúde no trabalho, pode caracterizar dano social mesmo sem o requisito da reincidência, dada a sua gravidade.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES AV2 DIREITO TRABALHO I e II
5 pág.

Direito do Trabalho II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação apresentada está correta. A utilização de institutos jurídicos com o objetivo de precarizar as condições de trabalho e fraudar a aplicação de preceitos de ordem pública, como a segurança e saúde no trabalho, pode caracterizar dano social, mesmo sem o requisito da reincidência, devido à sua gravidade. Nesse caso, a empresa pode ser condenada ao pagamento de indenização por dano social.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais